A 28ª edição da Agrishow, maior feira do agronegócio da América Latina, registrou recorde nos valores movimentados: foram R$ 13,2 bilhões em negócios durante os cinco dias de feira. As tecnologias para agricultura de precisão foram um dos destaques. No estande da divisão de Agricultura da Hexagon, por exemplo, o maior interesse dos visitantes em conhecer soluções que ajudam a aumentar a produtividade e diminuir os custos, chamou a atenção. A empresa observou aumento no volume de negócios em relação à edição do ano passado. O crescimento é significativo principalmente por conta do contexto de baixa das commodities agrícolas.
Para Márcio Blau, Gerente Comercial da divisão, é possível notar que cada vez mais os produtores sentem a necessidade de adotar novas tecnologias para as máquinas. “O agricultor está percebendo o valor que as soluções de agricultura de precisão podem trazer para a propriedade, seja em incremento de produtividade, seja em facilitar a atividade agrícola na totalidade”, conta. Além da economia que afeta o bolso do produtor, as soluções também geram ganhos ambientais. “Elas estão diretamente ligadas à questão ambiental. Se a gente aplica menos químicos, estamos protegendo o meio ambiente. Uma solução como o piloto automático, por exemplo, proporciona uma economia de combustível que permite poluir menos”.
Entre os destaques da empresa durante o evento, que recebeu mais de 195 mil visitantes na cidade de Ribeirão Preto/SP, está o anúncio de uma nova parceria com a AGCO. As diferentes gerações de displays: Ti5, Ti₇ e Ti10 e o Track Controller agora são oferecidos nos tratores das marcas Valtra e Massey Fergusson. Outra novidade trazida pela Hexagon foi o lançamento do HxGN AgrOn Sala de Controle | Mobile, um aplicativo para celular e tablet para monitoramento em tempo real de tudo o que acontece na lavoura.
Para o presidente da divisão, Bernardo de Castro, a Agrishow é um dos momentos mais importantes do ano para o agronegócio brasileiro. “É um momento em que as empresas trazem diversas novidades e lançamentos de produtos e também uma oportunidade para a indústria ter contato direto com uma grande variedade de clientes e ter a possibilidade de sentir melhor as perspectivas para o ano”, explica. “A feira foi excelente. Estamos levando para casa novas perspectivas, avanços em negociações e previsão de fechamento de novas parcerias. A Agrishow como sempre mantendo o histórico de trazer os decisores, promover a negociação e o encontro da indústria e fazer o agronegócio cada vez mais forte”.
Recorde de negócios e anúncio de novo presidente
A edição 2023 da Agrishow terminou com o anúncio da movimentação em negócios (R$ 13,290 bilhões) que superou a do ano passado (R$ 11,243 bilhões). O montante deste ano representa um crescimento real de 9,5% (descontada a inflação) em relação a 2022. A comissão organizadora também anunciou o novo nome que deve estar à frente da feira nas próximas edições. Dando sequência ao rodízio da presidência que remonta ao ano de 2007, o ex-presidente da Abimaq, João Carlos Marchesan, foi anunciado como novo presidente para as edições de 2024 e 2025. A próxima edição da Agrishow está programada para os dias 29 de abril a 3 de maio do próximo ano.