23.6 C
Uberlândia
quarta-feira, abril 17, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosAlgodão e os vários benefícios da plasticultura

Algodão e os vários benefícios da plasticultura

Lucas Bosso
Engenheiro de Aplicações da AzulPack TechAgro

Encontrada em todas as algodoeiras no Brasil, a lona plástica é um insumo de significativa relevância quando utilizada na cobertura dos fardos beneficiados de algodão. Auxiliando na proteção do mesmo no pátio, as lonas sem tornam um insumo indispensável evitando possíveis contaminações e ações climáticas.
A longevidade deste material na cobertura dos blocos está diretamente relacionada com a qualidade das resinas e aditivos utilizados em sua formulação. Entretanto, para que se tenha um melhor aproveitamento da lona plástica por várias safras, é necessário um cuidado especial com seu manejo e o armazenamento após o uso.

Foto: Shutterstock

Cuidados

Análises laboratoriais comprovam que o polietileno é um dos polímeros mais recomendados quando se trata de impermeabilização a líquidos. Desta maneira, a proteção do algodão com o plástico é a alternativa que apresenta melhor custo x benefício às algodoeiras.
Não existe uma regra que defina como se deve “envelopar” os blocos ou até mesmo a escolha da coloração das lonas. As mais utilizadas são as brancas (leitosa), pretas e transparentes. Esta atividade deve ser feita com cautela para que não se danifique a lona e a mesma mantenha sua integridade por todo o período de sua aplicação.

Origem

A utilização das lonas plásticas para tal aplicação se iniciou na década de 80, permanecendo até hoje. Naquela época, estas lonas apresentavam elevadas espessuras, e consequentemente, bobinas pesadas e de difícil manuseio.
Nestes 40 anos, houve diversos avanços tecnológicos por parte dos fornecedores de resinas termoplásticas, assim como nos processos fabris. Com isso, o material utilizado atualmente possui a metade da espessura, sem a perda de performance e com uma garantia estendida.

Quebra de paradigmas

Este conceito da escolha da espessura da lona ainda é um velho paradigma que o mercando enfrenta. Todavia, a Azul Pack, empresa de quase 50 anos de mercado, está oferecendo aos consumidores um pacote de soluções com a marca TechAgro.
Trata-se da família de produtos destinados a coberturas de fardos de algodão: TechLona Black (Preta), TechLona Clear (Transparente) e TechLona White (Leitosa). Esta linha completa de produtos visa atender todo o nicho de algodoeiras, não só do mercado nacional, mas também do mercado externo.
Os filmes agrícolas TechAgro são fabricados com polímeros avançados, resinas virgens e aditivos adequados para cada aplicação na agricultura. Com essa base, os filmes apresentam maior durabilidade, maior resistência e melhor equilíbrio na distribuição dos aditivos especiais para cada função a ser atribuída ao material.
A AzulPack TechAgro traz soluções às necessidades reais do produtor, com resultados no campo e retorno financeiro ao empresário rural. Consulte nosso time técnico a campo para a correta escolha dos materiais nos projetos de produção em ambiente protegido e conquiste sua tecnologia de sucesso.
TechAgro é sinônimo de qualidade, segurança e confiança, auxiliando nossos clientes a potencializar sua produção.

ARTIGOS RELACIONADOS

Aminoácidos aumentam absorção dos nutrientes pelas plantas

Fernando Simoni Bacilieri Engenheiro agrônomo, mestre e doutorando em Agronomia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) ferbacilieri@zipmail.com.br Roberta Camargos de Oliveira Doutora em Agronomia - UFU robertacamargoss@gmail.com José Geraldo Mageste Doutor...

Fechamento da janela de semeadura da soja facilita manejo da ferrugem

Andréia Marcilane Aker Engenheira agrônoma e doutoranda em Produção Vegetal " UFVJM andreiaaker@hotmail.com   Nos últimos anos, a agricultura no Brasil conseguiu significativos avanços tecnológicos que têm resultado...

Com plantio de algodão finalizado, chuvas regulares devem garantir melhor safra dos últimos sete anos na Bahia, diz Abapa

Com 100% do algodão semeado, os agricultores baianos plantaram cerca de 263,4 mil hectares, o que corresponde a um aumento de 32,5% em relação...

Unidade da Monsanto em São José dos Campos economiza quase 1 bilhão de litros d’água por ano

Companhia coloca em prática planos de economia e utilização responsável deste recurso natural A água é parte fundamental dos processos fabris na maioria das empresas....

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!