18.6 C
Uberlândia
sábado, maio 18, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesNovo adjuvante aumenta a eficácia de fungicidas

Novo adjuvante aumenta a eficácia de fungicidas

Testes realizados em três estados brasileiros comprovaram eficácia e incremento na produção

Um novo adjuvante para o mercado agrícola, biodegradável e de base vegetal, aumenta a eficácia de fungicidas proporcionando aumento da produção segundo estudo realizado pela BASF. O adjuvante tank-mix Agnique® HP 450 teve performance comprovada em testes de campo realizado nos estados de Goiás, Mato Grosso em São Paulo, em cultivos que receberam aplicação de fungicida comercial à base de estrobilurina e triazol para controle de ferrugem asiática. Na média entre os três locais, houve um aumento 8% na eficácia da proteção e um incremento de 14% na colheita.

O adjuvante tank-mix Agnique® HP 450 aumenta a eficácia de proteção dos fungicidas e traz incremento na produção.
Foto de Meredith Petrick na Unsplash 

“Este é um resultado muito importante porque, melhorar a produção dos cultivos, sem prejudicar o meio ambiente, são objetivos importantes dos adjuvantes”, explica André Karadi, analista do negócio de formuladores da BASF.

O adjuvante é uma solução pronta para uso adicionada aos componentes ativos da formulação para otimizar a aplicação dos defensivos agrícolas. No caso do Agnique® HP 450, ele é do tipo tank-mix, ou seja, é adicionado ao líquido de pulverização nos tanques antes da aplicação. “Ele aumenta a velocidade de propagação e penetração do ingrediente ativo através da cutícula permitindo, na maior parte dos casos, controlar a doença com doses mais baixas do defensivo e reduzir os efeitos da degradação da luz”, explica Karadi.

A solução, à base de éster metílico de soja, pode ser também usada com herbicidas e inseticidas para proteger o cultivo sem prejudicar o meio ambiente. Sua composição não interfere no crescimento das plantas, é livre de nonilfenol etoxilado (substância que pode oferecer riscos à saúde e ao meio ambiente) e é isento de óleo mineral, completando seus requisitos de sustentabilidade. É possível saber mais sobre este e outros adjuvantes no site Agnique.

ARTIGOS RELACIONADOS

Adjuvantes – Aliados na aplicação de defensivos

Primeiramente, é importante lembrar que há várias classes de adjuvantes, e cada uma pode ter uma recomendação específica, conforme a necessidade e característica da aplicação. Desta forma, há várias formas dos adjuvantes melhorarem a qualidade e a segurança de uma aplicação. Por exemplo, podemos utilizar um adjuvante quando é necessário corrigir as características da água usada na pulverização (como pH e dureza), bem como para melhorar a compatibilidade das misturas, alterar as características das gotas pulverizadas (como para reduzir deriva), e ainda o espalhamento ou a penetração dessas gotas nas folhas.

Adjuvantes otimizam a eficiência da pulverização

Gilberto Moderno Costa M.Sc. e consultor em Tecnologia de Aplicação e Segurança no uso de defensivos agrícolas " Alvo Consultoria moderno@alvoconsultoria.agr.br A agricultura brasileira cresce anualmente, em...

Controle das Formigas cortadeiras na agricultura orgânica

Autora Camila Rodrigues Alves Casarini Engenheira agrônoma casarini.ca@gmail.com No Brasil, as formigas cortadeiras do gênero Atta são conhecidas popularmente como saúvas e as Acromyrmex...

Como a aplicação de adjuvantes pode beneficiar a lavoura?

Os adjuvantes da Rizobacter são ferramentas poderosas que estão à disposição do agricultor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!