27.6 C
Uberlândia
sábado, maio 18, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesIAB alerta sobre crise climática

IAB alerta sobre crise climática

No Dia Mundial do Meio Ambiente, IAB cobra políticas firmes de proteção ambiental.

“Reafirmar a defesa do meio ambiente é alertar para a crise climática, o horror do desmatamento e a urgência de políticas firmes de Estado, que assegurem a sobrevivência de nossos biomas”, destacou o presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Sydney Limeira Sanches, neste Dia Mundial do Meio Ambiente. O dirigente da entidade também lembrou que a preservação ambiental é “uma demanda da humanidade, que urge ser apreendida pelas autoridades, sob pena de graves e irreparáveis danos para o País e o mundo”. 

A data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), é um lembrete da necessidade de cooperação global para avaliar e buscar conter os impactos das intervenções do homem na natureza. O tema ganhou celebração depois da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, sediada em Estocolmo, na Suécia, em 1972, e foi incluído no calendário internacional dois anos depois. Desde 1974, o dia 5 de junho destina-se a conscientizar a população e as lideranças mundiais sobre os problemas ambientais que mais afligem o planeta: o aquecimento global, a perda de biodiversidade e a poluição. 

As demandas globais também são urgentes no Brasil, onde o desmatamento atingiu novo recorde no último ano. Consoante o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), a cobertura vegetal da Amazônia perdeu 10.573 km² durante 2022, o que equivale a quase 3 mil campos de futebol por dia. As emissões de gases de efeito estufa também preocupam: em 2021, o volume de emissão do País cresceu 12,5% e chegou a 2,4 bilhões de toneladas brutas. Os dados, divulgados pelo Observatório do Clima, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), apontam que os números são os piores desde 2003.

ARTIGOS RELACIONADOS

Florestas primárias: o que são e qual a sua importância?

As florestas primárias apresentam vegetação uma grande diversidade biológica, representando um importante valor para a biodiversidade.

Aceleração do crescimento em florestas desbastadas

Uma das atividades que mais contribui para o efeito de aceleração do crescimento da floresta em relação ao diâmetro são o desbaste florestal. Existem quatro tipos de desbastes comumente utilizados para produção de madeira para serraria.

Como driblar as previsões climáticas e escassez de insumos?

Uso dos condicionadores de solo e o manejo equilibrado na adubação são fundamentais para manutenção da produtividade, neste momento.

10 anos do Código Florestal – Tecnologias ajudam no respeito às normas e na preservação do meio ambiente

Com soluções para monitoramento das atividades e rastreio das máquinas, por exemplo, o risco de invasões a áreas protegidas durante os processos florestais é muito menor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!