24.6 C
Uberlândia
sábado, abril 13, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosO que é o café descafeinado?

O que é o café descafeinado?

Entenda o que é o café descafeinado e por que as pessoas o consomem.

Juliana Costa de Rezende Abrahão
julianacosta@epamig.br

Vanessa Castro Figueiredo
Pesquisadoras – Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig

O café descafeinado refere-se a um tipo de grão que teve a maior parte de seu teor de cafeína removido. É frequentemente consumido por pessoas que apreciam o sabor do café, mas querem limitar a ingestão de cafeína por motivos de saúde ou pessoais.

Crédito: Shutterstock

Algumas das razões mais comuns incluem a sensibilidade à cafeína (algumas pessoas podem experimentar efeitos colaterais, como nervosismo, ansiedade, insônia, dor de cabeça ou problemas gastrointestinais), problemas de saúde (algumas condições médicas podem ser agravadas pelo consumo de cafeína, como gastrite, úlceras, refluxo ácido, síndrome do intestino irritável, ansiedade, arritmia cardíaca e pressão arterial elevada), hábitos alimentares (razões dietéticas) ou mesmo gosto pessoal (há quem prefira o sabor do café descafeinado).

Em alguns casos, os médicos podem aconselhar seus pacientes a evitar a cafeína ou limitar seu consumo. Independentemente da razão, o café descafeinado é uma opção para aqueles que querem desfrutar do sabor do café sem os efeitos estimulantes da cafeína.

Origem

Pesquisadores têm trabalhado na busca de um café descafeinado naturalmente. Mas, enquanto essa variedade ainda não está disponível ao consumidor, são utilizados processos físicos e químicos complexos para a retirada da cafeína do grão.

Atualmente, as formas de se retirar a cafeína do café são: por meio do cloreto de metileno (método mais tradicional), o acetil acetato, o gás carbônico e a água quente. Todos esses processos são iniciados quando o grão, ainda verde, é amolecido em água quente.

E o sabor?

Muitas das empresas especializadas em descafeinação estão sediadas na Europa, no Canadá, nos Estados Unidos e na América do Sul, as quais são contratadas pelas marcas de café. É importante notar que, embora o café descafeinado contenha menos cafeína do que o café comum, ele ainda pode conter uma pequena quantidade de cafeína.

Ressalta-se que o processo de descafeinar o café pode afetar o sabor. A qualidade do café descafeinado pode variar dependendo do método usado para remover a cafeína. Por exemplo, o método de remoção química pode deixar um gosto residual no café, enquanto o método de remoção de água pode afetar o sabor e o aroma.

Já métodos mais recentes, como o Swiss Water, podem modificar menos o sabor do café em relação aos demais. No entanto, muitos fabricantes de café descafeinado trabalham para garantir que seu café descafeinado tenha a mesma qualidade e sabor que seu café normal.

Se você gosta do sabor do café descafeinado, não há razão para acreditar que ele tenha uma qualidade pior. É uma questão de preferência pessoal e também do processo de produção de cada marca de café descafeinado.

ARTIGOS RELACIONADOS

Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Espresso completa 25 anos

Edição histórica ampliou margem de participação e aumentou valores destinados aos três primeiros colocados A principal premiação da cafeicultura brasileira festeja suas Bodas de...

Pré e pós-colheita do café – Etapas essenciais para a qualidade do grão

  Carlos Henrique Cardeal Guiraldeli Graduando em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras " UFLA Murilo Ferraz Tosta Doutorando em Engenharia Agrícola - UFLA Giovani Belutti Voltolini Graduando em...

Satis apresenta novas tecnologias

  A Satis participa do Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras desde 2009. “A importância do Congresso se dá pela apresentação de novas pesquisas, inclusive da...

Mancha aureolada se espalha nas lavouras cafeeiras

  José Braz Matiello jb.matiello@gmail.com.br Saulo Roque Almeida Engenheiros agrônomos do MAPA/Procafé A bacteriose causada pela bactéria Pseudomonasseryngae é uma doença que causa danos ao cafeeiro nas regiões mais...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!