28.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 18, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosCumaru: coleta de sementes a todo vapor

Cumaru: coleta de sementes a todo vapor

Crédito Divulgação

Jonas Gebara
Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências de Florestas Tropicais – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
jonas@kirwane.org.br

O cumaruzeiro é uma árvore muito comum na Amazônia brasileira, ocorrendo em áreas de terra firme e de várzea, podendo atingir até 30 metros de altura. De seus frutos são retiradas as sementes para uso medicinal e industrial.

O uso tradicional é feito a partir da secagem das sementes ao sol para fins medicinais no tratamento de doenças respiratórias, gripe, dor de garganta e dores nas articulações. É comum usar também a casca para infusão como medicamento.

O uso comercial é feito a partir da secagem das sementes, porém, a principal finalidade é a utilização da cumarina devido ao seu aroma. É amplamente difundido na indústria farmacêutica, cosmética e alimentícia.

Regiões em destaque

A região amazônica (do Acre ao Maranhão) é a maior produtora de cumaru no Brasil, sendo o Pará o Estado com maior volume de produção, e o município de Alenquer o maior produtor do Brasil.

Cada fruto do cumaruzeiro possui uma única semente, e esta semente possui uma resistência mecânica elevada. As sementes de cumaru são ricas em cumarina, uma substância com aroma adocicado, similar ao de baunilha.

O aumento do interesse da indústria alimentícia que o utiliza como condimento contribui para o aumento dos volumes comercializados. Porém, é o interesse da indústria de cosméticos que consome a maior parte do volume de sementes para a produção de fragrâncias.

Cultivo do cumaru

O cumaru é um produto do extrativismo realizado na floresta amazônica, mas que também tem excelentes resultados quando cultivado. O cumaruzeiro é uma árvore de grande porte que demanda grande quantidade de luminosidade para se desenvolver.

Quando cultivado para ter como produto seus frutos e sementes, recomenda-se o espaçamento de 15 m x 15 m para que seja proporcionado aos indivíduos o melhor desenvolvimento de copa.

Coleta de sementes

A coleta dos frutos é realizada após seu amadurecimento, momento em que este cai ao pé do cumaruzeiro. Após sua coleta, o fruto deve ser quebrado com cuidado para que seja realizada a retirada de sua semente íntegra.

É essa semente que, após passar por processo de secagem e chegar a um teor de umidade próximo aos 10%, será comercializada e direcionada para a indústria.

ARTIGOS RELACIONADOS

É possível aumentar a produtividade sem desmatar a Amazônia?

Técnicas de intensificação já existentes na região permitem preservar a floresta e, ao mesmo tempo, suprir demanda de forma sustentável

Futuro da Amazônia é agregar a produção limpa e regenerativa com a viabilidade econômica

Sem deixar de pensar nas vantagens econômicas, as empresas estão atrelando suas produções às questões sociais como o ganho dos produtores locais e a recuperação e regeneração de todo bioma.

BASF lança fungicida e apresenta inovações em sementes

Porta-enxerto para tomate é mais um destaque da empresa no evento.

Mercado de carbono: o crescimento e o potencial do Brasil

Descubra o potencial do Brasil no mercado de carbono! O país tem vantagem na categoria "floresta e uso de terra", com capacidade de suprir 22% da demanda global

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!