Dhyene Rayne dos Santos Becker
Mestra em Biodiversidade e Conservação – Universidade Federal do Pará (UFPA)
drayneagro@gmail.com
A qualidade da cebola está diretamente relacionada com a sua adubação, com exigência principal em nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K) e enxofre (S). O N é um grande responsável pela ativação enzimática, sínteses bioquímicas e componentes estruturais.
Na cebola, a deficiência desse nutriente ocasiona redução no tamanho dos bulbos, folhas e emissão de novas folhas. O P é um macronutriente essencial para respiração, energia e ácidos nucleicos.
Sua deficiência na cebola ocasiona limitação no crescimento da planta e do bulbo, retarda a maturação e causa seca de folhas mais velhas. O K é um macronutriente fundamental para o desenvolvimento da cebola, proporcionando aumento do diâmetro dos bulbos, da massa fresca e absorção de nitrogênio.
O enxofre é um dos quatro nutrientes requeridos em maior quantidade pela cebola, sendo elemento responsável pela pungência dos bulbos.
A baixa disponibilidade de nutrientes para as plantas ocasiona prejuízos ao produtor, por afetar diretamente a qualidade dos produtos. Dessa forma, a aplicação dos nutrientes fósforo e potássio na época correta auxilia no desenvolvimento da planta, no crescimento e qualidade dos bulbos.
O P é um dos nutrientes com maior acúmulo pelo bulbo, sendo que a deficiência desse nutriente afeta o tamanho destes, sendo recomendado a aplicação do nutriente em pré-plantio, para permitir altos teores iniciais na solução do solo, essencial para o crescimento das raízes.
Já com relação à aplicação de K, esse pode ser realizado a lanço e incorporado no solo juntamente com a adubação fosfatada.
Exigência nutricional
A exigência nutricional da cebola é semelhante às outras plantas, necessitando de macro e micronutriente essencial para o seu desenvolvimento. A resposta da cultura à adição de micronutrientes depende da disponibilidade de cada um deles no solo, das condições de cultivo e das características genéticas das espécies.
Os principais micronutrientes requeridos pela cebola são boro (B), zinco (ZN) e molibdênio (Mo). O boro afeta diretamente a coloração e massa durante o armazenamento, o zinco está relacionado ao estado de planta e sua deficiência ocasiona aparecimento de clorose nas folhas, assim como molibdênio, sendo que sua deficiência ocasiona morte das pontas das folhas e murchamento.
Benefícios
O manejo adequado da adubação na produção de cebola resulta na qualidade dos bulbos, resistências a pragas e doenças. A diagnose visual é um dos métodos que auxilia na tomada de decisão para que possam ser corrigidas a tempo as deficiências nutricionais da cebola.
Uma adubação equilibrada é fundamental para o desenvolvimento da cebola, que influencia diretamente em sua qualidade, visto que deficiência e excessos de nutrientes podem ocasionar diversos problemas à produção da planta, como bulbos menores, pouco desenvolvidos, sistema radicular pouco desenvolvido, aumento da resistência das cascas, coloração dos bulbos, perda de massa durante armazenamento, entre outros.