20.6 C
Uberlândia
domingo, novembro 24, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasESG na prática para ir além da teoria e do discurso

ESG na prática para ir além da teoria e do discurso

Em novo livro, Doutor em Ciência Florestal Ricardo Ribeiro Alves mostra como aplicar de forma real e eficaz políticas ambientais, sociais e de governança em empresas de todos os portes

Ricardo Ribeiro Alves
Créditos: Divulgação

O setor empresarial desempenha papel central na exploração desenfreada dos recursos naturais desde a Revolução Industrial, iniciada no século XVIII. Por isso, tem obrigação de se posicionar como protagonista na promoção da sustentabilidade. É neste sentido que o professor Ricardo Ribeiro Alves, administrador, Mestre e Doutor em Ciência Florestal, lança o livro ESG: O Presente e o Futuro das Empresas pela Editora Vozes.

Na obra, o especialista defende que o cenário calamitoso de mudanças climáticas ainda pode ser revertido ou pelo menos minimizado se as empresas se comprometerem com práticas efetivas de ESG, sigla em inglês para “Environmental, Social, and Governance”, em português “Ambiental, Social e Governança”. O termo refere-se às iniciativas adotadas com o objetivo de melhorar a sustentabilidade e a responsabilidade corporativa no que tange às questões ambientais.

12° livro sobre sustentabilidade ambiental e negócios de Alves, o título resgata as origens do conceito de ESG e explica como e porque ele ganhou destaque na agenda empresarial, tornando-se pilar indispensável para a prosperidade dos negócios que visam o crescimento saudável. “A busca pelas melhores práticas tradicionalmente associadas à sustentabilidade é hoje parte essencial da estratégia financeira das empresas”, avalia.

Além de oferecer embasamento aprofundado sobre o assunto, o livro tem como diferencial a exposição de exemplos reais de organizações que implementaram práticas de ESG. O protótipo de uma garrafa de papel, desenvolvido em parceria com a Coca-Cola, o programa de estágio exclusivo para pessoas pretas, promovido pela Ambev, e a adoção de programas de compliance por inúmeras empresas são alguns dos diversos cases explorados.

ESG: O Presente e o Futuro das Empresas conta, ainda, com exercícios e ferramentas de mapeamento adaptáveis para empreendimentos de todos os portes. Estes recursos são primordiais para acompanhar a efetividade das ações propostas e garantir que elas não fiquem apenas no discurso. Com os ensinamentos de Ricardo Ribeiro Alves, será possível solidificar uma cultura corporativa focada na melhoria contínua dos quesitos ambientais, sociais e de governança, da microempresa à multinacional.

Ficha técnica

Título: ESG: O Presente e o Futuro das Empresas
Autor: Ricardo Ribeiro Alves
Editora:
Editora Vozes
ISBN:
9786557138465
Formato: 13.7 x 1.3 x 21 cm
Páginas: 280
Preço: 75,00
Onde encontrar:
Amazon

Sobre o autor

Ricardo Ribeiro Alves é administrador, mestre e doutor em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com pós-doutorado em Marketing Ambiental pela Universidad de Zaragoza, Espanha. Professor da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Rio Grande do Sul. Atua na área de sustentabilidade empresarial com foco em pesquisas relacionadas a marketing ambiental, consumo consciente, ESG, logística reversa, marcas e selos verdes, certificação de gestão ambiental, certificação florestal, mercado verde, comportamento do consumidor, gestão de pessoas, estratégia e vantagem competitiva para produtos ambientalmente responsáveis. Obteve o 1º lugar nacional do Prêmio “Belmiro Siqueira” (modalidade Artigo Profissional), do Conselho Federal de Administração (CFA), com o artigo intitulado “A gestão ambiental na formação do administrador”. Autor de diversos livros, publicados em editoras como Vozes, Elsevier, Grupo Gen-Atlas, Manole e UFV.

ARTIGOS RELACIONADOS

Novo Manual de Pragas Florestais Brasileiras

O livro “Novo Manual de Pragas Florestais Brasileiras”, organizado pelos professores Pedro ...

Lançamento do livro: Biotecnologia Agrícola no Brasil

O 22º Congresso Brasileiro do Agronegócio, a ser promovido pela Associação Brasileira do Agronegócio - ABAG e pela B3, a bolsa do Brasil, no...

Agronegócio e o “G” do ESG

Artigo de Manoel Pereira de Queiroz, superintendente de agronegócio do Banco Alfa e membro do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP

O ESG ditará o futuro do agro

Cumprir as normas de ESG será fundamental para garantir a segurança alimentar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!