26.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 23, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesLançamento do livro: Biotecnologia Agrícola no Brasil

Lançamento do livro: Biotecnologia Agrícola no Brasil

O 22º Congresso Brasileiro do Agronegócio, a ser promovido pela Associação Brasileira do Agronegócio – ABAG e pela B3, a bolsa do Brasil, no dia 7 de agosto, contará com o lançamento do livro Biotecnologia Agrícola no Brasil: Oportunidades e desafios da inovação nos próximos dez anos, de autoria de Anderson Galvão, diretor da Céleres, e de Ivan Wedekin, diretor da Wekedin Consultores.

Créditos: Divulgação

A obra, publicada pela editora Lumens Juris, contextualiza o importante papel da biotecnologia agrícola para o desenvolvimento socioeconômico e para a proteção do meio ambiente no Brasil, nas últimas duas décadas. Sua adoção tem contribuído para a aplicação de práticas mais sustentáveis e, ao mesmo tempo, para uma maior produtividade e eficiência na agricultura. A tecnologia abre também oportunidades para o país manter seu protagonismo na oferta de alimentos para o mundo, agregando valor às commodities agrícolas e gerando riquezas para o povo brasileiro.

Com 260 páginas, o livro conta com cinco capítulos, apresentando dados empíricos levantados e compilados pela Céleres e explorando temas como a demanda global por alimentos e a consolidação do Brasil como importante exportador, o papel da biotecnologia na transformação da agricultura brasileira, além de aspectos institucionais, regulatórios e competitivos em torno dos transgênicos no Brasil.

Os autores avaliam as macrotendências do mundo agrícola, incluindo as mudanças climáticas e seus efeitos nas cadeias agroalimentares globais; descrevem os elementos que levaram o Brasil a se consolidar como uma potência agroalimentar; remontam a história e a evolução da biotecnologia agrícola no país; detalham os benefícios decorrentes de sua aplicação; e lançam novas perspectivas para manter o agro competitivo na próxima década.

O livro Biotecnologia Agrícola no Brasil: Oportunidades e desafios da inovação nos próximos dez anos conta com prefácio de Alexandre Nepomuceno, chefe-feral do Centro Nacional de Pesquisa de Soja (Embrapa Soja), membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biologia Sintética (INCT-BioSyn) e membro Titular do Comitê Assessor do Centro Latino-Americano de Biotecnologia (CABBIO). A apresentação é de autoria do ex-Ministro Alysson Paolinelli (in memoriam), fundador e presidente do Instituto Fórum do Futuro e Embaixador da Boa Vontade do Ins. Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), que faleceu no final de junho deste ano.

O 22º Congresso Brasileiro do Agronegócio tem como tema central Brasil Agro: Inovação e Governança. A programação terá quatro painéis: Cadeias Produtivas e Inovação; Inovação e Mercados; Governança e Perspectivas; e Geopolítica e Governança. Durante o evento, a ABAG homenageará o jornalista José Luiz Tejon Megido e o pesquisador da Embrapa Miguel Ivan Lacerda Moreira, que receberão, respectivamente, o Prêmio Ney Bittencourt de Araújo – Personalidade do Agronegócio 2023 e Prêmio Norman Borlaug – Sustentabilidade 2023. As inscrições para participar tanto no modo presencial como no virtual estão abertas. Para realizar seu credenciamento, basta acessar o site oficial.

Ficha técnica
Título: Biotecnologia Agrícola no Brasil: Oportunidades e desafios da inovação nos próximos dez anosAutores: Anderson Galvão e Ivan Wedekin
Editora: ‎Lumens Juris
Páginas: 260
ISBN: ‎ 9788551924099
Dimensões: 23 x 16 x 1.3

Serviço: 
22º Congresso Brasileiro do Agronegócio – Presencial e On-Line
Tema:
Brasil Agro: Inovação e Governança
Data: 7 de agosto de 2023
Horário: das 9h00 às 18h00
Local: Sheraton WTC São Paulo Hotel – Av. das Nações Unidas, 12559
Informações: https://congressoabag.com.br/

ARTIGOS RELACIONADOS

8 previsões para a indústria florestal no Brasil e no mundo: o que esperar de 2021?

Depois do que o mundo atravessou no ano passado com a Covid-19, que infelizmente segue entre nós, qualquer tipo de projeção deve ser feita com cautela.

Feijão-de-vagem: Agricultura familiar é favorecida

A cultura do feijão-de-vagem é uma leguminosa caracterizada pela sua importância socioeconômica para

FMC apresenta lançamentos durante o Dinetec

Estande terá plots demonstrativos e palestra sobre manejo de doenças na cultura da soja.

Brasil deve intensificar produção com sustentabilidade

Governo promete políticas de incentivo, e uso de produtos biológicos pode apoiar avanços em produtividade de lavouras e regeneração de áreas degradadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!