Fungicida protetor de amplo espectro da Sipcam Nichino, a solução Echo® 720 SC, à base de Clorotalonil, superou tratamentos-padrão do gênero em campo demonstrativo realizado, recentemente, na paranaense Guarapuava. No estudo, coordenado em parceria pela companhia e a consultoria independente G12 Agro, especialistas fizeram cinco aplicações de cada fungicida em avaliação, com vistas ao controle da requeima (Phytophtora infestans), uma das doenças mais complexas da bataticultura brasileira.
Conforme o engenheiro agrônomo José de Freitas, da área de desenvolvimento de mercado, as análises a campo levaram em conta o fungicida Echo® 720 SC, mais outros dois fungicidas igualmente formulados com Clorotalonil, empregados no tratamento-padrão do produtor, e também três soluções ancoradas nos ingredientes ativos Mancozeb e Metiram.
“O objetivo central foi deste trabalho foi de avaliar diferentes multissítios com Clorotalonil”, frisa Freitas. Segundo ele, em relação ao controle da requeima, Echo® 720 SC entregou eficácia média de de 66%, ante entre 50% a 64% dos demais fungicidas – a severidade da testemunha ficou na faixa de 97%. “A solução da Sipcam Nichino provou ter qualidade de formulação e de ativo, e superou ainda os outros compostos, que obtiveram índices de eficácia de 38% a 47%”, ele diz.
“Com Echo® 720 SC, houve também acréscimo relevante na produtividade média de 3,4%, para 15 toneladas de batata por hectare”, continua Freitas. Os produtos à base de Clorotalonil comparados transferiram produtividade de 11,3 a 11,6 toneladas por hectare. “Trata-se de uma solução efetiva para o produtor controlar a requeima na batata”, acrescenta.
De acordo com José de Freitas, Echo® 720 SC é recomendado também ao controle da pinta-preta (Alternaria solani).
Ainda conforme o agrônomo da Sipcam Nichino, em todos os tratamentos nos quais vem sendo empregado, Echo® 720 SC tem se sobressaído “enquanto ferramenta estratégica para o manejo de resistência de fungicidas a alguns dos mais importantes patógenos potencialmente danosos às lavouras de batata”.