Com o tema Protagonismo e Transformação, a 11ª edição do Evento Consultor, realizado anualmente pela ADAMA, integrante de uma das maiores holdings do agronegócio global, aconteceu no último mês, no Mato Grosso e em Brasília, reunindo renomados especialistas nacionais de vários segmentos ligados ao sistema de produção da soja, que discutiram desde assuntos ligados aos atuais desafios técnicos dos sistemas de produção, às novas tecnologias e oportunidades emergentes, além do avanço na sustentabilidade do setor.
De acordo com Marcelo Gimenes, gerente de Desenvolvimento de Mercado da ADAMA Cerrado Oeste, o tema Protagonismo e Transformação diz respeito às características que a ADAMA acredita que serão necessárias para ter sucesso no momento atual do agronegócio brasileiro. “O agro deve voltar a crescer na safra 2023/2024, depois de um ano com aumento de custos, condições climáticas severas e instabilidade geopolítica, especialmente os conflitos do Leste Europeu. Diante dessa retomada, o futuro do agronegócio passa pela adoção de novas tecnologias e serviços, inovações e sustentabilidade do setor e, para tanto, o protagonismo do profissional inserido no setor, bem como a transformação tecnológica serão as chaves para o sucesso”, afirma Gimenes.
O evento reuniu cerca de 30 consultores, de diferentes áreas do MT – região do Parecis, região da BR 163, região do Sul do MT e do Vale do Araguaia – e da região produtiva de Rondônia. Durante o encontro, o gerente disse que os desafios do Mato Grosso, assim como de toda a agricultura nacional brasileira, podem se resumir na sustentabilidade do sistema produtivo e no aumento da rentabilidade do agricultor. “Nos últimos anos, a produção de grãos tem alcançado um respaldo econômico importante para a balança comercial brasileira e, portanto, precisa ter cada vez mais a produção otimizada, ou seja, máximo retorno referente aos recursos investidos no sistema de produção. Nesse contexto, a região do MT se torna protagonista em nível nacional, uma vez que se predomina a agricultura em larga escala”, destaca Gimenes.
Em Brasília, o encontro reuniu também cerca de 30 consultores, de cinco regiões distintas: Triângulo Mineiro, Sudoeste Goiano, Centro-Norte Goiano, MAPITOPA (Maranhão, Piauí, Tocantins e Pará) e LEM (Luís Eduardo Magalhães, BA). De acordo com Rafael Mancini, gerente de Desenvolvimento de Mercado Cerrado Leste, o desempenho da agricultura brasileira nas últimas quatro décadas reflete, em grande medida, o extraordinário desenvolvimento desse setor no Cerrado. “Isso ilustra a importância dos estados do MA, PI, TO, BA, PA e GO para a economia do País e para a segurança alimentar global. Atualmente, o grande desafio, como comentou também Gimenes, é alavancar a produtividade das principais culturas com um olhar atento às questões de sustentabilidade e, ao mesmo tempo, retorno econômico ao agricultor”, reforça.
Durante os eventos, a ADAMA discutiu muito com os especialistas do setor de que forma a companhia pode contribuir e Gimenes destaca: “O sucesso da ADAMA passa pelo aumento da confiança com o produtor rural e com os profissionais envolvidos no setor. Esta confiança se dará através de soluções integradas e novas tecnologias em produtos e serviços que podem agregar valor, melhorar eficiência e aumentar a rentabilidade na agricultura brasileira. Por isso, fomentamos sempre discussões periódicas, trazendo especialistas dos setores em que atuamos, reunindo toda a cadeia produtiva e entregando em forma de soluções diferenciadas aos agricultores as ferramentas necessárias para que ele prospere”.