22.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 18, 2024
- Publicidade -
InícioEventosAgro deve voltar a crescer nesta safra

Agro deve voltar a crescer nesta safra

Em evento anual para consultores técnicos do agro no Cerrado, ADAMA aborda desde desafios técnicos dos sistemas de produção de Soja, às novas tecnologias e oportunidades emergentes, além do avanço na sustentabilidade do setor.

Divulgação

Com o tema Protagonismo e Transformação, a 11ª edição do Evento Consultor, realizado anualmente pela ADAMA, integrante de uma das maiores holdings do agronegócio global, aconteceu no último mês, no Mato Grosso e em Brasília, reunindo renomados especialistas nacionais de vários segmentos ligados ao sistema de produção da soja, que discutiram desde assuntos ligados aos atuais desafios técnicos dos sistemas de produção, às novas tecnologias e oportunidades emergentes, além do avanço na sustentabilidade do setor.

De acordo com Marcelo Gimenes, gerente de Desenvolvimento de Mercado da ADAMA Cerrado Oeste, o tema Protagonismo e Transformação diz respeito às características que a ADAMA acredita que serão necessárias para ter sucesso no momento atual do agronegócio brasileiro. “O agro deve voltar a crescer na safra 2023/2024, depois de um ano com aumento de custos, condições climáticas severas e instabilidade geopolítica, especialmente os conflitos do Leste Europeu. Diante dessa retomada, o futuro do agronegócio passa pela adoção de novas tecnologias e serviços, inovações e sustentabilidade do setor e, para tanto, o protagonismo do profissional inserido no setor, bem como a transformação tecnológica serão as chaves para o sucesso”, afirma Gimenes.   

O evento reuniu cerca de 30 consultores, de diferentes áreas do MT – região do Parecis, região da BR 163, região do Sul do MT e do Vale do Araguaia – e da região produtiva de Rondônia. Durante o encontro, o gerente disse que os desafios do Mato Grosso, assim como de toda a agricultura nacional brasileira, podem se resumir na sustentabilidade do sistema produtivo e no aumento da rentabilidade do agricultor. “Nos últimos anos, a produção de grãos tem alcançado um respaldo econômico importante para a balança comercial brasileira e, portanto, precisa ter cada vez mais a produção otimizada, ou seja, máximo retorno referente aos recursos investidos no sistema de produção. Nesse contexto, a região do MT se torna protagonista em nível nacional, uma vez que se predomina a agricultura em larga escala”, destaca Gimenes.  

Em Brasília, o encontro reuniu também cerca de 30 consultores, de cinco regiões distintas: Triângulo Mineiro, Sudoeste Goiano, Centro-Norte Goiano, MAPITOPA (Maranhão, Piauí, Tocantins e Pará) e LEM (Luís Eduardo Magalhães, BA). De acordo com Rafael Mancini, gerente de Desenvolvimento de Mercado Cerrado Leste, o desempenho da agricultura brasileira nas últimas quatro décadas reflete, em grande medida, o extraordinário desenvolvimento desse setor no Cerrado.  “Isso ilustra a importância dos estados do MA, PI, TO, BA, PA e GO para a economia do País e para a segurança alimentar global. Atualmente, o grande desafio, como comentou também Gimenes, é alavancar a produtividade das principais culturas com um olhar atento às questões de sustentabilidade e, ao mesmo tempo, retorno econômico ao agricultor”, reforça.

Durante os eventos, a ADAMA discutiu muito com os especialistas do setor de que forma a companhia pode contribuir e Gimenes destaca: “O sucesso da ADAMA passa pelo aumento da confiança com o produtor rural e com os profissionais envolvidos no setor. Esta confiança se dará através de soluções integradas e novas tecnologias em produtos e serviços que podem agregar valor, melhorar eficiência e aumentar a rentabilidade na agricultura brasileira. Por isso, fomentamos sempre discussões periódicas, trazendo especialistas dos setores em que atuamos, reunindo toda a cadeia produtiva e entregando em forma de soluções diferenciadas aos agricultores as ferramentas necessárias para que ele prospere”.

 


ARTIGOS RELACIONADOS

Cuiabá recebe 8º Fórum Brasileiro do Feijão na próxima semana

Neste ano, o maior evento brasileiro do setor sedia também o 1º Encontro Latino-americano de Amendoim e Gergelim

Green Has Italia – Soluções eficientes parahortaliças e frutas

Por mais um ano a Green Has do Brasil vai participar da Hortitec, um evento muito importante porque é a origem da empresa. “Nossa...

Mercado de defensivos para milho tem alta de 8%

A consultoria Spark Inteligência Estratégica divulgou seu estudo anual BIP Milho – Business Inteligence Panel. O estudo avaliou o comportamento do mercado de defensivos agrícolas para a cultura na safra de verão 2019/20.

Webinar discute desafios e oportunidades para o trigo no Cerrado

A cultura do trigo tem se mostrado uma ótima alternativa para os produtores do Cerrado pois permite a implantação de um sistema de cultivo sustentável, além de proporcionar rentabilidade e diluição de custos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!