27.1 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasMulheres têm destaque social e econômico no campo

Mulheres têm destaque social e econômico no campo

No mês Internacional da Mulher Rural, Brasil comemora o aumento da participação feminina nas fazendas. Elas são responsáveis por 30 milhões de hectares de produção agropecuária.

Em outubro, é comemorada internacionalmente a valorização das mulheres no setor agrícola. A presença feminina no campo evoluiu para muito além de serem filhas ou esposas dos proprietários rurais – elas têm ocupado cada vez mais a posição de líderes em todos os processos decisórios de uma fazenda. De acordo com o Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 940 mil mulheres comandam as propriedades rurais do país.

A importância das produtoras na economia do Brasil é um fato – ainda segundo o IBGE, as mulheres são responsáveis por 30 milhões de hectares com produção agrícola e pecuária, representando aproximadamente 8,5% da área ocupada por fazendas no país. Além de estarem à frente das fazendas, as mulheres hoje também executam funções que antes eram tipicamente de responsabilidade masculina, como, por exemplo, operação de máquinas.

Roberta Grellet é produtora rural e chefia uma propriedade que produz soja, milho e sorgo no Tocantins. “Acredito que cada dia está melhor para nós, mulheres que trabalhamos no campo, devido às tecnologias e também à compreensão dos homens, que passaram a enxergar a mulher como parceira, unindo forças. Outro diferencial é que a mulher hoje estuda e se capacita para exercer qualquer função na fazenda”, diz a produtora.

Na Agrex do Brasil, braço da Mitsubishi Corporation no agronegócio, Laissa Naves é gerente de sustentabilidade e atua junto a diversas outras mulheres dentro da companhia. Para ela, visto que as mulheres têm avançado em suas carreiras nos mais variados setores da economia, no agronegócio a situação não poderia ser diferente. “Tanto dentro quanto fora das propriedades rurais, temos profissionais extremamente preparadas e experientes, com diversidade de pensamentos que oportunizam maior eficiência estratégica e capacidade inovadora para o setor”, explica.

Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

Neste mês será realizado também o 8º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, o maior encontro de mulheres do setor no país. Além da apresentação das novidades relacionadas às lavouras, o evento vai promover a integração de cerca de três mil mulheres para pensar e debater práticas mais eficientes e sustentáveis nas fazendas. Durante o Congresso, a Agrex do Brasil levará produtoras rurais e parte de sua equipe feminina (líderes de áreas como ESG, Marketing, Gestão de Insumos e Inteligência de Mercado) ao evento, em parceria com a Mosaic Fertilizantes e o Programa NutriVantagens.

ARTIGOS RELACIONADOS

Agro é gestão: crescimento no campo passa por uma boa administração

Consultoria empresarial aplicada ao fomento do agronegócio auxilia na organização das empresas

Tecnologia de secagem de grãos torna a operação até 5 vezes mais rápida que os secadores convencionais

Desenvolvidos pela Dryeration, secadores contam com sistema de despoeiramento que elimina emissão de partículas na atmosfera.

ConectarAGRO se torna oficialmente uma Associação

Com o objetivo de promover conectividade nas áreas rurais de todo o Brasil, o ConectarAGRO reforça sua iniciativa e se oficializa como uma associação civil sem fins lucrativos.

Dia Mundial da Agricultura: tecnologias brasileiras ajudam a alavancar produção no campo

Soluções garantem mais produtividade e facilitam o acesso a serviços financeiros em zonas rurais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!