26.6 C
Uberlândia
terça-feira, abril 23, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesAgro é gestão: crescimento no campo passa por uma boa administração

Agro é gestão: crescimento no campo passa por uma boa administração

Consultoria empresarial aplicada ao fomento do agronegócio auxilia na organização das empresas

O agronegócio é um dos setores de maior destaque da economia brasileira. Em 2022, bateu recorde de exportação, com US$ 159 bi, representando quase metade do total exportado pelo Brasil, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária. Em 2023, um número positivo deve voltar a ser registrado também em relação ao PIB, após queda no ano passado – a Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA) projeta alta de 2,5%, já a Fundação Getúlio Vargas é ainda mais otimista e calcula avanço de 8%. 

Créditos: Pixabay

Essa realidade é resultado, entre outros fatores, do entendimento de que o sucesso da produção não se restringe apenas ao espaço das lavouras e dos pastos, mas começa pela administração, por meio de um bom gerenciamento do negócio. 

É o que destaca o consultor empresarial e estrategista de negócios, Roberto Vilela, que atende empresas de vários segmentos da área, em todo o Brasil. “O crescimento dos negócios do agro está diretamente ligado à gestão, como acontece em outros setores. Cada vez mais tecnológico, otimizado e também competitivo, o setor exige preparo e atualização de quem está à frente das empresas. Sem dúvida, o crescimento no campo passa por uma boa administração”, afirma o especialista. 

Nesse sentido, a consultoria empresarial é um serviço que tem sido bastante procurado por gestores do setor na busca de construir modelos de negócios sólidos e duradouros. O profissional que presta esse serviço auxilia na tomada de decisões da empresa, com ideias inovadoras e sugestões para a construção de um planejamento qualificado que atenda melhor ao mercado e no entendimento das movimentações do segmento.  

“O sucesso dentro do agro exige saber estruturar bem o negócio, acompanhar a modernização, aproveitar as oportunidades, criar boas estratégias e gerir as crises. Não se pode contar apenas com o clima e a economia favorável, é preciso saber sobreviver às intempéries, para manter um crescimento constante e seguro. Para isso é necessário preparo tanto por parte dos executivos, quanto dos demais profissionais”, destaca Roberto.

Nas últimas décadas o agronegócio passou por mudanças decisivas que o tornaram a potência que é hoje. O processo de modernização aplicado ao campo trouxe maior produtividade, previsibilidade e menos custos. Para o futuro, tudo indica que a tecnologia esteja cada vez mais presente na vida dos produtores e esses mais atentos à necessidade de evoluir para acompanhar as mudanças do mercado. Nesse cenário, a busca por ajuda qualificada também se torna cada vez mais necessária. 

A empresa de soluções para genética animal Semex conseguiu observar grandes mudanças após investir em consultoria empresarial. “A Semex trabalha com o Roberto Vilela há mais de uma década e sempre tivemos como objetivo na parceria desenvolver a equipe e ações práticas que gerem resultados consistentes. Desenvolvemos vários projetos em conjunto e muito evoluímos para aprimorar o trabalho e crescimento da equipe. De forma muito assertiva e transparente, seguimos sempre focados no negócio e buscando novas oportunidades de desenvolvimento”, declarou Nelson Eduardo Ziehlsdorff, Diretor Presidente da empresa. 

Também visando potencializar seus resultados, o comércio de insumos agropecuários Agroláctea, de Pinhalzinho (SC), buscou ajuda através da consultoria e hoje considera que a decisão foi bastante assertiva. “O Roberto tem sido muito importante no planejamento estratégico da empresa, contribuindo com a sua experiência, como também, com a sua visão macro de negócios, sempre com foco nas possibilidades, potenciais e oportunidades comerciais que o mercado nos apresenta”, destaca o diretor da empresa, Fábio Reckziegel.

ARTIGOS RELACIONADOS

Inovação, novas tecnologias e práticas sustentáveis

O histórico de sucesso do agro enfrenta, agora, o desafio do novo ganho de produtividade com sustentabilidade.

Evento técnico norteia o setor para a próxima safra de soja

Fundação MT realiza o XXIII Encontro Técnico Soja em Cuiabá-MT, de 25 a 28 de abril. O evento que já tem inscrições abertas é uma grande oportunidade para produtores rurais e profissionais ligados ao agronegócio.

A irrigação agrícola e sua fundamental importância mesmo em tempos de crise hídrica

  Hiran Medeiros Moreira Engenheiro agrônomo MSc. Irrigação, diretor da Irriger Gerenciamento e Engenharia de Irrigação Com a maior necessidade de racionalizar e economizar o uso da...

Efeito da aplicação foliar de bioestimulantes e micronutrientes no tomateiro

  Daniela Andrade Engenheira agrônoma, mestre em Fitotecnia/UFLA e analista em Gestão Produtiva da AC Café daniela.agronomia@outlook.com Vandimilli Araujo Lima Bolsista EPAMIG/FAPEMIG, graduanda em Agronomia Maria de Fatima Silveira Engenheira agrônoma Bioestimulantes...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!