22.6 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosBrasil está entre os líderes mundiais na produção de abacate

Brasil está entre os líderes mundiais na produção de abacate

Nos últimos anos, o Brasil tem experimentado um aumento significativo na produção e valor agregado na venda de abacates.

A produção brasileira de abacate em 2021 ultrapassou a marca de 300 mil toneladas e o panorama de crescimento de consumo brasileiro também acompanhou a tendência mundial.

Jonas Octávio, vice-presidente da Abacates do Brasil
Foto: Jonas Octávio

Na exportação, no ano de 2023, o volume exportado foi duplicado, chegando à marca de mais de 21 mil toneladas, sendo que o histórico de 2022 atingiu 10,7 mil toneladas.

Nos últimos 10 anos, o abacate passou por uma revolução, saindo de alimento calórico para um superalimento, por seu valor nutricional para a saúde, o que fez aumentar seu valor agregado e, por consequência, a produção brasileira, que elevou a demanda pela fruta.

Hoje, ele é considerado uma das frutas mais saudáveis, pela extensão de benefícios.  Jonas Everton Octávio, vice-presidente da Associação Brasileira de Produtores de Abacates (Abacates do Brasil), conta que nos últimos cinco anos os olhares se voltaram para este mercado, fazendo subir a oferta do produto. “Agora, enfrentamos um período de baixa do valor pago ao produtor, porque temos um volume de produção maior que o consumo. Não que a demanda ou o reconhecimento do abacate tenha caído, mas a oferta está maior que a demanda”, avalia.

Para o especialista, este cenário era esperado, e é até positivo para o consumidor que, tendo preços mais acessíveis nas gôndolas do supermercado, atrai os clientes e até fideliza o consumo, colocando a fruta na lista de compra de mais brasileiros.

Principais países produtores de abacate no mundo

1 – México

2 – Colômbia

3 – Peru

4 – Indonésia

5 – República Dominicana

6 – Quênia

7 – Brasil

8 – Haiti

9 – Vietnã

10 – Chile

E a qualidade?

Para Jonas Octávio, o abacate brasileiro é, sem dúvida, um dos cultivos mais sustentáveis produzidos no mundo. “Nos últimos anos se investiu muito em biofertilizantes, controle fitossanitário por meio de produtos biológicos e controles inteligentes de pragas e doenças”.

A Abacates do Brasil, da qual Jonas é vice-presidente, tem atuado fortemente na difusão de informações sobre como melhorar o cultivo desta fruta em várias regiões do Brasil, com dias de campo, ajudando toda a cadeia e resultando em abacates de alta qualidade, com o menor impacto possível ao meio ambiente.

Sazonalidade

A sazonalidade agrícola está definida por condições climáticas, biológicas e físicas que afetam toda a cadeia produtiva.

No agronegócio, é fundamental ter presente que os fatores sazonais afetam os níveis de disponibilidade e preços do fruto, e que, além dos fatores de sazonalidade local, também devem ser considerados fatores de sazonalidade externos dos países que tenham participação internacional no mercado importador e/ ou exportador.

Da mesma forma, é necessário considerar que os insumos agrícolas também sofrem influência de fatores internos e externos, o que acaba incidindo no negócio agrícola.

Portanto, é de vital importância entender a sazonalidade do abacate e o correspondente impacto potencial sobre sua disponibilidade e preços.

É aconselhável, neste sentido, realizar pesquisas periódicas que permitam detectar antecipadamente as condutas do mercado e suas eventuais alterações nos períodos de oferta e procura.

Confira, a seguir, as condições ideais para cada variedade de abacate:

Desafios enfrentados pelos produtores de abacate

Como toda cultura que tem crescimento expressivo, o abacate enfrenta um momento de desequilíbrio na oferta e demanda. Entretanto, Jonas Octávio acredita que seja apenas uma fase. “Quem é abacaticultor sabe que isso vai passar e teremos um futuro promissor e rentável. Digo sempre que é de extrema importância olhar muito bem os três pilares, que são: custo de produção, qualidade e produtividade, que irão determinar o sucesso do negócio”, pontua.

Impactos na economia brasileira

A sazonalidade agrícola está definida por condições climáticas, biológicas e físicas

A produção de abacate emprega muitos trabalhadores, desde o cultivo até o supermercado. “Hoje, praticamente 100% da fruta passa por algum packing house, que emprega ainda mais pessoas na cadeia, além da produção do campo. Mas, é um desafio ter mão de obra qualificada e em quantidade para atender as demandas necessárias”, avalia.

Em relação à economia, o representante da Abacates do Brasil diz que, sem dúvida, o setor agrega, desde a aquisição de insumos, empregos, embalagens no campo, até o packing house, caixas plásticas de mercado ou de papelão, transporte especializado, expositores, degustação em lojas e assim por diante.

Neste momento, apesar da baixa no preço do abacate, ele acredita que haverá um incremento de 30 a 40% no valor negociado, movimentando a economia.

Planos de expansão

Para o futuro, Jonas recomenda aos abacaticultores mais profissionalização, para entregar frutas de qualidade a valores acessíveis ao consumidor, e assim apoiar o varejo. “É igualmente importante informar de forma clara e transparente os benefícios do abacate. Para isso, a associação tem um papel muito importante junto aos seus associados distribuidores, que são o elo junto ao varejo para criar ações de marketing informativo ao consumidor, porque este é nosso verdadeiro cliente. O consumidor deve ser o centro das atenções”, considera.

A Associação Abacates do Brasil possui mídias sociais (@amoabacate) e sites (www.abacatesdobrasil.org.br e www.amoabacate.com.br) com informações e sugestões importantes sobre a fruta.

ARTIGOS RELACIONADOS

A escolha de Joe Biden e os impactos no agronegócio brasileiro

Após alguns dias de especulações e polêmicas, com 290 votos contra 214, o democrata Joe Biden foi eleito presidente dos Estados Unidos, desbancando Donald Trump

Viveiro São José e sua produção de mudas de abacate

Viveiro São José e sua produção de abacate trazem para você toda a sua expertise. Para adquirir as mudas, o contato é (19) 9 9752 5265 / (19) 3546 3799

Brasil é referência em tecnologia para o setor florestal

Com um setor produtivo de árvores plantadas responsável por um PIB de R$ 244 bilhões, em uma área de 9,93 milhões de hectares, o país tem desempenhado um papel de destaque não só na produção, mas também na introdução das principais inovações para impulsionar o setor.

Café solúvel: exportação do Brasil cai em volume, mas tem receita recorde

Nível de embarques foi impactado por cotações elevadas da matéria-prima, guerra entre Rússia e Ucrânia, cenário econômico global e gargalos e altos custos logísticos; receita sobe com patamares mais elevados de preços do produto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!