19.6 C
Uberlândia
domingo, maio 19, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosCafés especiais da Cooxupé - selo de regulamentação da ABIC e BSCA

Cafés especiais da Cooxupé – selo de regulamentação da ABIC e BSCA

Apresentação do selo acontecerá durante a SIC – Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte, com a presença da cooperativa mineira.

Divulgação

Um dos maiores eventos do mundo voltados ao café, a Semana Internacional do Café, realizada em Belo Horizonte, terá a participação da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé. O evento acontece entre os dias 08 e 10 de novembro e contará com uma grande novidade para o mercado de cafés especiais: a marca Prima Qualità Cafés Especiais, produzida pela torrefação da Cooxupé, será formalmente anunciada como a primeira e única do Brasil a obter o selo de cafés especiais concedido pela ABIC – Associação Brasileira da Indústria do Café e pela BSCA – Associação Brasileira de Cafés Especiais.

“Em relação ao mercado, há uma grande dificuldade de regulamentação de café especial. Por isso, enquanto indústria, temos o compromisso e o respeito ao consumidor, direcionando-o sobre o que realmente é café especial. Este selo específico da ABIC e BSCA passa a regulamentar o café especial disponível no varejo brasileiro e, ainda, traz um QR Code que apresenta a rastreabilidade do café, bem como a sustentabilidade e a qualidade deste produto. Trata-se de uma grande conquista que beneficia a todos”, antecipa o superintendente de Torrefação e Novos Negócios da Cooxupé e, também, da SMC Specialty Coffees, Mário Panhotta da Silva.

Na SIC 2023, estão confirmadas as presenças do presidente e do vice-presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo e Osvaldo Bachião Filho; do gerente de comunicação corporativa, Jorge Florêncio; do superintendente Mário Panhotta da Silva, além das equipes da Torrefação e da SMC, que é a empresa controlada pela cooperativa com atuação no mercado de cafés especiais.

No estande da Cooxupé, serão apresentadas à comunidade cafeeira as linhas de cafés torrados e moídos produzidas pela cooperativa e que são encontradas no varejo dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo e, também, por meio do e-commerce (clique aqui).

São as linhas de cafés especiais Prima Qualità, Prima Qualità Cultivado por Mulheres e o Prima Qualità Especialíssimo, que são itens disponíveis ao consumidor o ano todo. Além desses produtos, haverá também o Prima Qualità Safra Especial 2023, cuja edição é limitada. Todos estes cafés vêm de microlotes de produtores cooperados e avaliados com 87,5 pontos.

“A qualidade e a sustentabilidade dos nossos cafés são garantidas por terem origem de programas da Cooxupé. É o caso do Prima Qualità Especialíssimo, que vem do Programa Especialíssimo, em que a cooperativa e a SMC premiam os 50 melhores lotes de cafés especiais sempre da atual safra, e do Prima Qualità Cultivado por Mulheres, produzido por meio do Projeto Donas do Café, cujo principal objetivo é destacar a participação feminina na produção de cafés especiais e o quanto esta atuação vem ganhando espaço no mercado”, explica o presidente Carlos Augusto.

Além do estande próprio, a Cooxupé também estará presente no espaço do Sistema Ocemg. “Trata-se de uma grande oportunidade, por meio da SIC, para fortalecermos a visibilidade do café brasileiro, trocarmos experiências e, também, enaltecermos a importância do movimento cooperativista no desenvolvimento, nas boas práticas agrícolas e na sustentabilidade de toda esta cadeia produtiva”, conclui o presidente da cooperativa. Com sede em Guaxupé (MG), a Cooxupé possui mais de 90 anos de cooperativismo brasileiro, com atuação e produção de café tipo arábica no Sul de Minas, cerrado mineiro, média mogiana do estado de São Paulo e Matas de Minas. Toda esta área representa mais de 300 municípios. Atualmente, são mais de 19 mil cooperados, sendo a maioria (mais de 97%) representada pela agricultura familiar e pequenos produtores. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Ácidos húmicos e fúlvicos garantem maior absorção da adubação fosfatada no cafeeiro

Leonardo Barros Dobbss Engenheiro agrônomo, doutor em Produção Vegetal e professor adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri ldobbss@gmail.com Reconhecidamente, a absorção de nutrientes...

Quais são os impactos do El Niño nas áreas de conilon?

Os preços do café estão voláteis à medida que se aproxima o vencimento do contrato de dezembro, influenciados por mudanças nas regras de certificação do arábica na ICE e baixos estoques de destino.

Cuidados do plantio à colheita garantem a melhor qualidade do café

Safra brasileira pode alcançar 49 milhões de sacas em 2017 A colheita do café já começou em vários estados brasileiros. O mês de maio é...

Mais produtividade cafeeira

A cultura do café tem grande expressividade no agronegócio brasileiro e mundial, ..

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!