27.4 C
Uberlândia
quinta-feira, fevereiro 29, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosCafés especiais da Cooxupé - selo de regulamentação da ABIC e BSCA

Cafés especiais da Cooxupé – selo de regulamentação da ABIC e BSCA

Apresentação do selo acontecerá durante a SIC – Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte, com a presença da cooperativa mineira.

Divulgação

Um dos maiores eventos do mundo voltados ao café, a Semana Internacional do Café, realizada em Belo Horizonte, terá a participação da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé. O evento acontece entre os dias 08 e 10 de novembro e contará com uma grande novidade para o mercado de cafés especiais: a marca Prima Qualità Cafés Especiais, produzida pela torrefação da Cooxupé, será formalmente anunciada como a primeira e única do Brasil a obter o selo de cafés especiais concedido pela ABIC – Associação Brasileira da Indústria do Café e pela BSCA – Associação Brasileira de Cafés Especiais.

“Em relação ao mercado, há uma grande dificuldade de regulamentação de café especial. Por isso, enquanto indústria, temos o compromisso e o respeito ao consumidor, direcionando-o sobre o que realmente é café especial. Este selo específico da ABIC e BSCA passa a regulamentar o café especial disponível no varejo brasileiro e, ainda, traz um QR Code que apresenta a rastreabilidade do café, bem como a sustentabilidade e a qualidade deste produto. Trata-se de uma grande conquista que beneficia a todos”, antecipa o superintendente de Torrefação e Novos Negócios da Cooxupé e, também, da SMC Specialty Coffees, Mário Panhotta da Silva.

Na SIC 2023, estão confirmadas as presenças do presidente e do vice-presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo e Osvaldo Bachião Filho; do gerente de comunicação corporativa, Jorge Florêncio; do superintendente Mário Panhotta da Silva, além das equipes da Torrefação e da SMC, que é a empresa controlada pela cooperativa com atuação no mercado de cafés especiais.

No estande da Cooxupé, serão apresentadas à comunidade cafeeira as linhas de cafés torrados e moídos produzidas pela cooperativa e que são encontradas no varejo dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo e, também, por meio do e-commerce (clique aqui).

São as linhas de cafés especiais Prima Qualità, Prima Qualità Cultivado por Mulheres e o Prima Qualità Especialíssimo, que são itens disponíveis ao consumidor o ano todo. Além desses produtos, haverá também o Prima Qualità Safra Especial 2023, cuja edição é limitada. Todos estes cafés vêm de microlotes de produtores cooperados e avaliados com 87,5 pontos.

“A qualidade e a sustentabilidade dos nossos cafés são garantidas por terem origem de programas da Cooxupé. É o caso do Prima Qualità Especialíssimo, que vem do Programa Especialíssimo, em que a cooperativa e a SMC premiam os 50 melhores lotes de cafés especiais sempre da atual safra, e do Prima Qualità Cultivado por Mulheres, produzido por meio do Projeto Donas do Café, cujo principal objetivo é destacar a participação feminina na produção de cafés especiais e o quanto esta atuação vem ganhando espaço no mercado”, explica o presidente Carlos Augusto.

Além do estande próprio, a Cooxupé também estará presente no espaço do Sistema Ocemg. “Trata-se de uma grande oportunidade, por meio da SIC, para fortalecermos a visibilidade do café brasileiro, trocarmos experiências e, também, enaltecermos a importância do movimento cooperativista no desenvolvimento, nas boas práticas agrícolas e na sustentabilidade de toda esta cadeia produtiva”, conclui o presidente da cooperativa. Com sede em Guaxupé (MG), a Cooxupé possui mais de 90 anos de cooperativismo brasileiro, com atuação e produção de café tipo arábica no Sul de Minas, cerrado mineiro, média mogiana do estado de São Paulo e Matas de Minas. Toda esta área representa mais de 300 municípios. Atualmente, são mais de 19 mil cooperados, sendo a maioria (mais de 97%) representada pela agricultura familiar e pequenos produtores. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Seminário do Café

A Acarpa – Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio, realizou ...

Porteira adentro – Café tem a pior infestação de broca dos últimos anos

  Enivaldo Marinho Pereira, mais conhecido pelo apelido de 'Pioi', é técnico agrícola e produtor rural nos municípios de Carmo do Paranaíba e Rio Paranaíba...

Koppert estreia no Seminário do Café

  Essa foi a estreia da Koppert no Seminário do Café, uma empresa jovem que entrou no mercado brasileiro em 2012, mas já com vasta...

Técnica resulta em mudas de seringueira totalmente livres de pragas e doenças

  Uma nova técnica reduz a zero o nível de contaminação de mudas de seringueira   Uma técnica de cultivo, desenvolvida pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!