20.5 C
Uberlândia
sábado, novembro 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasCentro-Oeste recebe aprimoramento da pecuária de corte

Centro-Oeste recebe aprimoramento da pecuária de corte

Executado pela SIA, LucraAA Pecuária atua nos biomas Cerrado e Amazônia.

Ajustar manejos e auxiliar produtores a obterem uma arroba barata e sustentável é o objetivo de um trabalho em andamento que envolve três estados e dois biomas: Cerrado e Amazônia. É a segunda edição do LucraAA Pecuária, um projeto da Agro Amazônia e executado pela SIA – Serviço de Inteligência em Agronegócios.

Foto: SIA/Divulgação

O gerente regional da SIA, Amir Sessim, conta que nos 300 dias de duração do LucraAA Pecuária há diversas etapas, como diagnóstico, construção de um planejamento, avaliações e apresentações de resultados. É no período que compreende os 180 dias finais, que são realizados 25 eventos com mais de 100 produtores envolvidos. “O projeto é realizado em uma fazenda referência para difusão do conhecimento a produtores de uma mesma região”, explica Sessim. A intensificação sustentável da pecuária de corte com a produção de uma arroba mais barata, relacionamento entre os participantes e promoção de debates técnicos em manejo de pastagens e do rebanho são os objetivos do LucraAA Pecuária.

Amir Sessim conta, ainda, que foi realizado o primeiro circuito de dia de campo do projeto em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, em Barra do Garças, no Mato Grosso, e Jussara, em Goiás. Também já foram iniciados os dias de campo nas cidades de Cáceres, Mirassol D´Oeste e Alta Floresta (MT). “Concluímos a etapa de dias de campo para apresentação dos projetos para os produtores e a partir de agora terão os dias de campo para acompanhamento dos resultados”, relata o gestor. Segundo ele, os produtores estão muito receptivos com a proposta do projeto que visa auxiliar na maior dificuldade da pecuária, o manejo do pasto. “Os produtores concordam que a forma de produzir uma arroba barata é por meio de pastagens e com o LucrAA eles vão poder melhorar o manejo nas suas fazendas”, explica Sessim.

ARTIGOS RELACIONADOS

Estiagem pode ter trégua no Centro-Oeste e MAPITOBAPA

Chuvas esperadas trazem alívio à estiagem prolongada na região do Centro-Oeste.

Sequestro de bezerros reduz custos operacionais e aumenta margem de lucro na pecuária de corte

Estratégia tem sido adotada especialmente durante períodos de seca e ajuda a preservar a qualidade das pastagens

Lei recém-aprovada aprimora o processo de concessão florestal

Para o gerente-executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Davi Bomtempo, o aprimoramento das regras deve aumentar a atratividade econômica das concessões florestais voltadas para exploração de madeira sustentável

Confinamento no Centro-Oeste teve menor custo alimentar do que no Sudeste em 2023

Empresa de tecnologia, que conta com uma base de dados de 4,1 milhões de cabeças em sistemas de engorda intensiva, apresentou uma prévia do “Reort Confinamento 2023” durante o Encontro de Confinamento e Recriadores da Scot Consultoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!