21.6 C
Uberlândia
sexta-feira, março 21, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasOnda de calor intenso provoca estresse em frutas

Onda de calor intenso provoca estresse em frutas

O estresse térmico pode comprometer a qualidade e a produção.

As fortes ondas de calor que atingem todo o país – exceto a região Sul – causam estresse térmico nas pessoas, nos animais e também em diversas culturas agrícolas que precisam de temperaturas amenas para se desenvolver de modo saudável. “Diante desse desafio, que se agrava em razão do fenômeno El Niño e do próprio aquecimento global, o uso de biossoluções se destaca no auxílio aos agricultores para evitar perdas financeiras e de produtividade”, informa Gustavo Gonella, diretor de marketing da Acadian Plant Health (APH) na Latam Sul.

Créditos: Divulgação

“O mercado de bioestimulação tem crescido exponencialmente nos últimos anos. O sucesso dessas soluções deve-se, principalmente, ao seu alinhamento com a produção sustentável. Por ser naturais, apresentam diversos benefícios em relação aos insumos tradicionais. A tecnologia que vem da Acadian Plant Health (APH), oferece, por meio dos extratos da alga marinha Ascophyllum nodosum, tratamento completo para diversas culturas – desde o plantio até a colheita. Trata-se de um processo completo de benefícios”, acrescenta Gonella.

A alga marinha Ascophyllum nodosum é exclusiva de águas frias do Atlântico Norte e de zonas intermaré e vive sob condições inóspitas: em determinados períodos, fica submersa em água salgada; em outros, exposta à desidratação, em razão da maré baixa. Dessa forma, enfrenta temperaturas extremas, o que garante excelente desempenho como bioestimulador em qualquer situação meteorológica – inclusive, durante as atuais fortes ondas de calor.

“Tais características fizeram com que a Ascophyllum nodosum desenvolvesse mecanismos de sobrevivência por meio de compostos bioativos – a mesma tecnologia está disponível em seus extratos, disponíveis no Brasil. Essa alga marinha é ingrediente ativo para biossoluções e tem auxiliado produtores rurais na potencialização da qualidade das lavouras e diante de fatores de estresse que afetam o sucesso da agricultura”, complementa Gustavo Gonella.

Segundo Cleiton Alves, gerente técnico regional da APH, “os extratos de Ascophyllum nodosum são um complemento eficaz aos insumos químicos. Os bioestimulantes representam a mais nova tecnologia para proteção das lavouras contra o aumento do estresse abiótico causado pelas mudanças climáticas, garantindo produtividade e qualidade em um ambiente volátil, uma vez que o processo tecnológico da Acadian Plant Health assegura que os compostos bioativos sejam extraídos em seu estado mais puro e ativo”.

ARTIGOS RELACIONADOS

Brasileira Spark integra rede global Esomar desde 2018

Especializada no desenvolvimento de estudos para o agronegócio, a empresa Spark Inteligência Estratégica integra há dois anos à rede corporativa mundial Esomar.

Controle biológico em frutas, legumes e verduras é eficaz

Biotrop apresenta soluções para o manejo natural dos sistemas agrícolas que aumentam o poder nutricional e realizam o biocontrole de pragas e doenças, contribuindo para uma agricultura mais sustentável

Cultivo orgânico de hortaliças em estufa

O cultivo em estufas surgiu como alternativa para viabilizar a produção de alimentos em regiões e épocas do ano nas quais o cultivo a campo era inviável devido às baixas temperaturas.

Rabanetes rosados, brancos e arroxeados: nicho de mercado

O rabanete tem grande importância para o mercado consumidor brasileiro devido a sua versatilidade e praticidade. Essa hortaliça é produzida principalmente na região sul e sudeste do Brasil, que juntas somam mais de 80% da produção nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!