Glaucio da Cruz Genuncio
Doutor em Nutrição Mineral de Plantas e professor de Fisiologia Vegetal e Fruticultura Tropical – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
glauciogenuncio@gmail.com
Uma das principais vantagens da produção hidropônica do morangueiro em sistema hidropônico, comparativamente ao sistema convencional, é um melhor manejo nutricional, além do acesso à planta de forma ergonômica por parte do produtor.
Assim, o produtor consegue ter melhor técnica para poda na fase vegetativa, maximização na aplicação de aminoácidos e adubos foliares, além de um melhor monitoramento de pragas e doenças e, consequentemente, maior eficiência na aplicação de defensivos.
Mais segurança
Ao produzir morango em bancadas suspensas, as plantas não têm contato direto com o solo, evitando assim a contaminação com botrytis, sendo o controle deste um fungo um fator de grande importância para evitar perdas significativas no cultivo hidropônico do morangueiro.
O produtor, ao cultivar em sistema hidropônico em substrato (este sendo o sistema o mais utilizado atualmente no Brasil), tem que ter consciência que o monitoramento da solução nutritiva drenada é fundamental para o manejo nutricional, principalmente para evitar a salinização do substrato, aumentando a sua vida útil.
Ao utilizar o cultivo em ambiente protegido, a cultura do morangueiro tem proteção contra várias intempéries, tais como: chuva, alta irradiância e orvalho. Tais fatores climáticos podem ser responsáveis por uma queda na qualidade das plantas e frutos, na produção e na produtividade, afetando diretamente a rentabilidade do produtor.
Assim, o uso da hidroponia em ambiente de cultivo protegido tem inúmeras vantagens em comparação aos métodos tradicionais de cultivo do morangueiro.
O que há de novo?
A hidroponia em sistema vertical é um método muito utilizado para pesquisa no Brasil e pouco avançou nessa última década.
Por outro lado, o cultivo em slabs ganhou volume e área de produção nos grandes cinturões verdes da produção do morango, como por exemplo, Minas Gerais e estados do sul do país.
Outra inovação no cultivo do morangueiro em hidroponia utilizando substrato é o uso de slabs apoiados em calhas de polipropileno, com a finalidade do recolhimento da solução nutritiva para possível reuso.
Assim, um sistema de calha que recolha a solução nutritiva pode ser referenciado hoje como uma das principais inovações no setor de produção desta fruta.
Benefícios dos slabs
O sistema de slab apresentam inúmeras vantagens, tais como: ausência de contato da planta com o solo, melhor controle da adubação, melhor estabelecimento da muda tipo estolão, ausência de ervas daninhas, menor contaminação com metais pesados, melhor controle do pH e da salinidade, maior economia de água e nutrientes e menor ciclo de produção, com maior qualidade de frutos.
O sistema em slabs é adequado para a implantação da automação de aplicação de fertilizantes e controle de irrigação, uma realidade no mercado atual. Inclusive, a automação é a inovação atual do sistema de produção hidropônica em substrato.
O tipo de substrato
Há diferentes tipos de substratos utilizados nos sistemas hidropônicos de morango, com a mistura de inúmeros componentes. Por outro lado, um substrato adequado deve atender a alguns atributos, como capacidade de aeração, retenção de umidade, porosidade, baixa CTC (ser inerte), adequada relação C/N, vida útil e níveis adequados de pH e EC.
Basicamente, dois substratos são utilizados atualmente: fibra de coco e substrato comercial. A preferência é regional e dada a adaptabilidade, por parte do produtor, ao manejo nutricional e de irrigação.
Um bom substrato é aquele que o produtor saiba manejar e, consequentemente, extraia o máximo potencial do cultivo do morangueiro. Este potencial se refere à alta produtividade, melhores qualidades organolépticas e vida útil de, no mínimo, dois anos.
Custo produtivo
Ë importante destacar que o custo de produção é muito impactado pela aquisição do substrato. Assim, quanto maior o número de ciclos, melhor foi o manejo quanto à salinização e contaminação do substrato.
Dicas
Além do adequado manejo, outras ferramentas úteis são o uso de variedades adequadas ao microclima, ampliação do uso de fertilizantes de acabamento (foliares) e bioinsumos, tais como aminoácidos associados ao uso de boro e potássio, para se adequar o ratio ou flavor, que é uma relação entre sólidos solúveis totais e acidez titulável.
Assim, o uso de um sistema automatizado, com monitoramento e poder de decisão adequados, vai favorecer de forma substancial a qualidade de frutos.
Desafios
O maior desafio é o nível tecnológico diferente entre vários produtores no Brasil. Informações sobre curva de absorção, produtividade e ciclo por variedade, associada ao microclima local, além de produtos registrados para a cultura em ambiente protegido não chegam a todos.
A aquisição de mudas em pequeno volume também é um grande desafio ao produtor de morango hidropônico.
Porém, o incremento de linhas de financiamentos para adequar a produção de morango hidropônico à automação é um dos principais desafios na atualidade.