Gilberto Rostirolla Batista de Souza
Engenheiro agrônomo – Depto Técnico Comercial AzulPack TechAgro
A produção de bananas está distribuída por todo o Brasil em uma área total estimada em 453.273 ha. Os estados com as maiores área de produção são BA, SP, MG, PE, PA, CE, SC e ES.
Porém, SC, PR e SP se destacam com produtividades médias acima de 20 ton/ha. Os demais estados apresentam produtividades abaixo das 17 ton/ha, com a maioria ao redor de 12 ton/ha.
Essa diferença pode ser justificada pelo emprego de maiores tecnologias nos estados com mais produtividades, refletindo, além da produtividade, em bananas de maior qualidade e produções com maior rendimento ao produtor rural.
Estratégias que funcionam
O uso de mudas de variedades selecionadas para o clima local, sistemas de nutrição por fertirrigação, irrigação, manejo para condução da cultura e tratos culturais para o controle de produção são alguns exemplos das tecnologias de produção aplicadas à bananicultura que impactam diretamente na produtividade e, consequentemente, no retorno financeiro do produtor rural.
Contudo, é importante se atentar para o momento mais sensível da cultura, que é a fase da produção, onde os cachos estão expostos.
Qualidade garantida
A AzulPack TechAgro traz ao mercado da bananicultura a solução para a manutenção da qualidade dos frutos neste período sensível da produção até a colheita – o TechLux Banana.
Trata-se de um saco para a proteção dos cachos de bananas que reduz drasticamente os danos causados por queimas de sol, insetos, chilling e danos mecânicos leves causados pelo atrito dos cachos nas folhas das plantas.
TechLux Banana é produzido com aditivos especiais com bloqueios de radiação UV, resistência mecânica, repelentes a insetos, térmicos e deslizantes.
Os aditivos bloqueadores de UV permitem maior tempo de garantia dos sacos, reduzem a entrada de radiação UV nos cachos, danos por queimas de sol e a entrada de insetos, como o tripes.
Os aditivos para resistência mecânica promovem maior resistência dos sacos e reduzem os riscos a rasgos, perfurações e entregam maior durabilidade dos materiais. Como resultado, o produtor tem maior segurança na proteção de sua produção.
Os aditivos repelentes a insetos agem pelo odor ou pela pigmentação por aditivos prata, que repelem insetos fitófagos pelo comprimento de reflexão de radiação solar.
Outro aditivo que atua no controle de insetos é à base de inseticidas, como por exemplo a Bifentrina. Contudo, neste último caso, ela é classificada como grau toxicológico 2, o que representa um produto altamente tóxico e requer mais atenção desde sua fabricação, manuseio a campo e descarte do produto após a utilização.
Funcionalidade
Os aditivos térmicos servem para a redução dos danos causados pelo chilling nas safras que se estendem pelo período de inverno nas regiões mais frias, como em SC, PR e SP, ou ainda para a redução da temperatura nos cachos durante os períodos de verão.
Os aditivos deslizantes facilitam a abertura dos sacos pelos instaladores, deslizam mais facilmente nos cachos no momento da aplicação e aumentam o rendimento do aplicador, resultando em menos horas dedicadas a esta função.
A AzulPack TechAgro traz ao agronegócio soluções inteligentes para o ambiente protegido e busca, constantemente, as reais necessidades dos produtores agrícolas e agropecuários de cada região do país.
Assim, posiciona a melhor tecnologia em filmes plásticos para o maior rendimento, maior produtividade e melhor qualidade de suas respectivas produções.
Consulte nosso time técnico a campo para a correta escolha dos materiais nos projetos de produção em ambiente protegido e conquiste sua tecnologia de sucesso. “A TechAgro é sinônimo de qualidade, segurança e confiança, auxiliando nossos clientes a potencializar sua produção”.