18.6 C
Uberlândia
terça-feira, maio 28, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosSacos para proteção de cachos de bananas

Sacos para proteção de cachos de bananas

Proteja as bananas com cuidado e eficiência usando sacos especiais.

Gilberto Rostirolla Batista de Souza
Engenheiro agrônomo – Depto Técnico Comercial AzulPack TechAgro

Foto: AzulPack

A produção de bananas está distribuída por todo o Brasil em uma área total estimada em 453.273 ha. Os estados com as maiores área de produção são BA, SP, MG, PE, PA, CE, SC e ES.

Porém, SC, PR e SP se destacam com produtividades médias acima de 20 ton/ha. Os demais estados apresentam produtividades abaixo das 17 ton/ha, com a maioria ao redor de 12 ton/ha.

Essa diferença pode ser justificada pelo emprego de maiores tecnologias nos estados com mais produtividades, refletindo, além da produtividade, em bananas de maior qualidade e produções com maior rendimento ao produtor rural.

Estratégias que funcionam

O uso de mudas de variedades selecionadas para o clima local, sistemas de nutrição por fertirrigação, irrigação, manejo para condução da cultura e tratos culturais para o controle de produção são alguns exemplos das tecnologias de produção aplicadas à bananicultura que impactam diretamente na produtividade e, consequentemente, no retorno financeiro do produtor rural.

Contudo, é importante se atentar para o momento mais sensível da cultura, que é a fase da produção, onde os cachos estão expostos.

Qualidade garantida

A AzulPack TechAgro traz ao mercado da bananicultura a solução para a manutenção da qualidade dos frutos neste período sensível da produção até a colheita – o TechLux Banana. 

Trata-se de um saco para a proteção dos cachos de bananas que reduz drasticamente os danos causados por queimas de sol, insetos, chilling e danos mecânicos leves causados pelo atrito dos cachos nas folhas das plantas.

TechLux Banana é produzido com aditivos especiais com bloqueios de radiação UV, resistência mecânica, repelentes a insetos, térmicos e deslizantes.

Os aditivos bloqueadores de UV permitem maior tempo de garantia dos sacos, reduzem a entrada de radiação UV nos cachos, danos por queimas de sol e a entrada de insetos, como o tripes.

Os aditivos para resistência mecânica promovem maior resistência dos sacos e reduzem os riscos a rasgos, perfurações e entregam maior durabilidade dos materiais. Como resultado, o produtor tem maior segurança na proteção de sua produção.

Os aditivos repelentes a insetos agem pelo odor ou pela pigmentação por aditivos prata, que repelem insetos fitófagos pelo comprimento de reflexão de radiação solar.

Outro aditivo que atua no controle de insetos é à base de inseticidas, como por exemplo a Bifentrina. Contudo, neste último caso, ela é classificada como grau toxicológico 2, o que representa um produto altamente tóxico e requer mais atenção desde sua fabricação, manuseio a campo e descarte do produto após a utilização.

Funcionalidade

Os aditivos térmicos servem para a redução dos danos causados pelo chilling nas safras que se estendem pelo período de inverno nas regiões mais frias, como em SC, PR e SP, ou ainda para a redução da temperatura nos cachos durante os períodos de verão.

Os aditivos deslizantes facilitam a abertura dos sacos pelos instaladores, deslizam mais facilmente nos cachos no momento da aplicação e aumentam o rendimento do aplicador, resultando em menos horas dedicadas a esta função.

A AzulPack TechAgro traz ao agronegócio soluções inteligentes para o ambiente protegido e busca, constantemente, as reais necessidades dos produtores agrícolas e agropecuários de cada região do país.

Assim, posiciona a melhor tecnologia em filmes plásticos para o maior rendimento, maior produtividade e melhor qualidade de suas respectivas produções.

Consulte nosso time técnico a campo para a correta escolha dos materiais nos projetos de produção em ambiente protegido e conquiste sua tecnologia de sucesso. “A TechAgro é sinônimo de qualidade, segurança e confiança, auxiliando nossos clientes a potencializar sua produção”.

ARTIGOS RELACIONADOS

Principais variedades tradicionais e híbridas de bananas

Conheça as principais variedades tradicionais e híbridas de banana, que encantam com sua diversidade e sabor.

Com produtividade recorde em oito estados, projeção para safra de soja atinge 155 milhões de toneladas

Desempenho verificado pelo Rally da Safra em diversas regiões produtoras supera resultados negativos do Rio Grande do Sul.

Estados solicitam mais orçamento para o setor de irrigação

Mato Grosso em conjunto com MS e GO, solicitam mais orçamento para o setor de irrigação ao governo federal.

Estados da Amazônia discutem alinhar sustentabilidade

Governadores apresentaram, no Hub da Amazônia, iniciativas para garantir a produção de alimentos, mas também gerar renda. Fafá de Belém, embaixadora do IPAM, abriu o evento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!