21.6 C
Uberlândia
sábado, maio 25, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosTendências do mercado agro para a próxima década

Tendências do mercado agro para a próxima década

Espera-se que a população global represente 9,7 bilhões de pessoas até 2050, o que atenderá a demanda por alimentos.

Romário Alves
CEO e Fundador da Sonhagro
contato@sonhagro.com.br

A agropecuária brasileira enfrenta uma série de desafios em relação às mudanças do mercado nacional e internacional. Alguns dos principais desafios incluem:

Crédito: Shutterstock
  1. Sustentabilidade ambiental: há uma demanda crescente por práticas agrícolas que minimizem o impacto ambiental e promovam a conservação dos recursos naturais.
  2. Equilíbrio: a agropecuária brasileira enfrenta o desafio de equilibrar a produção agrícola com a proteção ambiental, tolerando o desmatamento ilegal, adotando práticas de manejo florestal, minimizando a contaminação de solos e águas e aceitando as emissões de gases de efeito estufa.

Tendências

Existe uma demanda crescente por alimentos saudáveis e conscientes. Os consumidores estão mais preocupados com a origem dos alimentos, sua qualidade nutricional e o impacto ambiental da produção.

Há um aumento no consumo de alimentos orgânicos, naturais e livres de aditivos, assim como uma busca por rastreabilidade e transparência na cadeia de suprimentos.

Os produtores podem aproveitar essa oportunidade convertendo parte de sua produção para métodos orgânicos, obtendo certificações e atendendo às necessidades desse mercado em expansão.

A agricultura envolve o uso de tecnologias avançadas, como sensores, imagens de satélite, drones e análise de dados, para otimizar o uso dos recursos agrícolas. Isso permite a aplicação precisa de insumos, como fertilizantes e defensivos agrícolas, de acordo com as necessidades específicas das culturas, gerada em maior eficiência e redução de custos.

Acompanhar as tendências permite que os distribuidores identifiquem oportunidades de negócios, antecipem mudanças e ajustem suas estratégias de acordo com a necessidade do consumidor.

Sustentabilidade e responsabilidade social

A agricultura regenerativa é uma abordagem que busca melhorar a saúde dos solos, a biodiversidade e os ciclos naturais, por meio de práticas agrícolas ecológicas. Essa tendência promove a adoção de técnicas como rotação de culturas, plantio direto, uso de cobertura vegetal e redução do uso de agroquímicos.

A agricultura regenerativa visa restaurar e regenerar os ecossistemas agrícolas, aumentando a resiliência e a sustentabilidade a longo prazo.

Uma das mudanças visíveis no agro são as políticas ambientais, que podem se tornar mais rigorosas, com maior ênfase na conservação dos recursos naturais, mitigação das mudanças climáticas e redução do impacto ambiental da atividade agropecuária.

ARTIGOS RELACIONADOS

Fosfito aumenta a intensidade floral da batata

O fosfito é importante para a cultura da batata em sua floração pois auxilia na produtividade e na reposição nutricional.

Syngenta Seeds acelera projeto de franquias

Iniciativa tem o objetivo de aumentar a presença nos mercados de soja e milho, identificar oportunidade de crescimento e ampliar a proximidade com agricultores.

Mercado – Crédito Rural

A partir de agora, você poderá conferir continuamente vídeos de mercado, que tratam a situação real da agricultura brasileira. Estreamos com este primeiro vídeo, falando sobre a Avaliação do Crédito Rural no Brasil, com Bernardo Fabiani, da TerraMagna.

Brasil deve se manter como grande exportador de commodities

A produção e a exportação de commodities deve seguir aumentando no próximo ano. Nesse cenário, o Brasil seguirá como um grande exportador de commodities...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!