Pioneira na valorização de resíduos agrícolas em biochar, a green tech francesa NetZero promoverá, nesta quinta-feira, às 17h, um encontro com produtores rurais, associações e cooperativas de Machado (MG) e região. O evento, que tem apoio da prefeitura de Machado e da EISA – Empresa Interagrícola S.A., subsidiária da ECOM Trading no Brasil, visa apresentar o potencial do biochar como condicionador de solos para uma agricultura mais produtiva e sustentável, bem como convidar produtores, associações e cooperativas a serem parceiros de uma possível futura planta da NetZero na região.
Participam do encontro Pedro de Figueiredo, cofundador e CEO Brasil da NetZero; Ricardo de Figueiredo, diretor de ESG e Excelência Industrial; Fernando Taranto, diretor de Engenharia; Jefferson Carneiro, gerente de Agronomia, Carlos Santana Jr., diretor comercial da EISA-Ecom Group, além de autoridades locais.
O biochar é o resultado da transformação de resíduos de biomassa, como a palha de café e o bagaço de cana, em uma forma de carvão muito estável por meio de um processo térmico. Incorporado no solo, o principal benefício do biochar é sua função de “esponja de carbono”, que ajuda terras agrícolas a reter água e nutrientes, contribuindo também para a remoção de carbono da atmosfera. Na produção de café, o uso do biochar pode reduzir substancialmente a aplicação dos fertilizantes e, ainda assim, aumentar de forma determinante a produtividade média das culturas, reduzindo também a “pegada de carbono” das plantações, ajudando a agricultura a se tornar simultaneamente mais sustentável e produtiva.
Quem produz o biochar a partir da palha de café no Brasil é a NetZero, uma startup que opera, atualmente, em Lajinha (MG) e está em fase de construção da segunda fábrica em Brejetuba (ES). “O objetivo do encontro desta quinta-feira também é apresentar a NetZero, estreitar laços com produtores da região e proporcionar a oportunidade única de conhecer melhor o biochar NetZero. Queremos compartilhar informações sobre como nossa usina opera e como contribuímos para uma agricultura mais produtiva e sustentável”, afirma Pedro de Figueiredo, cofundador e CEO Brasil da NetZero.
O evento ocorre nas dependências da EISA (Rodovia MG 453, S/N, km 7, Muricy, Machado), um importante ator na região de Machado, especialmente pela sua penetração em diversos municípios da região (casos de Paraguaçu, Campestre, Alfenas, Carvalhópolis, Elói Mendes, Campestre, Serraria e Poço Fundo, entre vários outros) e seu enorme potencial de processamento, armazenamento e comercialização de café na região. “A NetZero trabalha sempre em parceria, e desta vez não poderia ser diferente. A Empresa Interagrícola S/A está prestes a se tornar uma grande parceira, tendo em vista a sua grande influência em Machado e nas demais cidades da região”, afirma Ricardo de Figueiredo.
Durante o encontro também está previsto um espaço para perguntas e respostas bem como um happy hour com integrantes de NetZero, EISA e Prefeitura de Machado.