23.6 C
Uberlândia
sábado, maio 25, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosMachado (MG) e região podem ganhar planta de biochar

Machado (MG) e região podem ganhar planta de biochar

Nesta quinta-feira (14), agricultores de Machado (MG) e região poderão participar de um encontro aberto com integrantes da NetZero, uma startup pioneira na produção de biochar por meio da valorização de resíduos agrícolas.

Pioneira na valorização de resíduos agrícolas em biochar, a green tech francesa NetZero promoverá, nesta quinta-feira, às 17h, um encontro com produtores rurais, associações e cooperativas de Machado (MG) e região. O evento, que tem apoio da prefeitura de Machado e da EISA – Empresa Interagrícola S.A., subsidiária da ECOM Trading no Brasil, visa apresentar o potencial do biochar como condicionador de solos para uma agricultura mais produtiva e sustentável, bem como convidar produtores, associações e cooperativas a serem parceiros de uma possível futura planta da NetZero na região.

Crédito: Gil Silva


 Participam do encontro Pedro de Figueiredo, cofundador e CEO Brasil da NetZero; Ricardo de Figueiredo, diretor de ESG e Excelência Industrial; Fernando Taranto, diretor de Engenharia; Jefferson Carneiro, gerente de Agronomia, Carlos Santana Jr., diretor comercial da EISA-Ecom Group, além de autoridades locais.
  O biochar é o resultado da transformação de resíduos de biomassa, como a palha de café e o bagaço de cana, em uma forma de carvão muito estável por meio de um processo térmico. Incorporado no solo, o principal benefício do biochar é sua função de “esponja de carbono”, que ajuda terras agrícolas a reter água e nutrientes, contribuindo também para a remoção de carbono da atmosfera. Na produção de café, o uso do biochar pode reduzir substancialmente a aplicação dos fertilizantes e, ainda assim, aumentar de forma determinante a produtividade média das culturas, reduzindo também a “pegada de carbono” das plantações, ajudando a agricultura a se tornar simultaneamente mais sustentável e produtiva.

Quem produz o biochar a partir da palha de café no Brasil é a NetZero, uma startup que opera, atualmente, em Lajinha (MG) e está em fase de construção da segunda fábrica em Brejetuba (ES). “O objetivo do encontro desta quinta-feira também é apresentar a NetZero, estreitar laços com produtores da região e proporcionar a oportunidade única de conhecer melhor o biochar NetZero. Queremos compartilhar informações sobre como nossa usina opera e como contribuímos para uma agricultura mais produtiva e sustentável”, afirma Pedro de Figueiredo, cofundador e CEO Brasil da NetZero.
 

O evento ocorre nas dependências da EISA (Rodovia MG 453, S/N, km 7, Muricy, Machado), um importante ator na região de Machado, especialmente pela sua penetração em diversos municípios da região (casos de Paraguaçu, Campestre, Alfenas, Carvalhópolis, Elói Mendes, Campestre, Serraria e Poço Fundo, entre vários outros) e seu enorme potencial de processamento, armazenamento e comercialização de café na região. “A NetZero trabalha sempre em parceria, e desta vez não poderia ser diferente. A Empresa Interagrícola S/A está prestes a se tornar uma grande parceira, tendo em vista a sua grande influência em Machado e nas demais cidades da região”, afirma Ricardo de Figueiredo.
  Durante o encontro também está previsto um espaço para perguntas e respostas bem como um happy hour com integrantes de NetZero, EISA e Prefeitura de Machado.

ARTIGOS RELACIONADOS

Aquafértil tem foco em nutrição de plantas

O Encontro de Hidroponia 2016 foi semelhante à edição de 2015, segundo Marcelo Cristóvão Arrighi, diretor da Aquafértil, exceto pela surpreendente presença de produtores...

Novo “ouro negro”

Biochar remove dióxido de carbono da atmosfera e melhora condições do solo, diz pesquisa.

Negócios promissores na Bahia Farm Show

Pelo menos 80% da área de 1,7 milhão de hectares ocupada com soja no Oeste da Bahia já está colhida à robustas produtividades de 66 sacas...

Evento de pós-colheita para sustentabilidade do agro

VIII Conferência Brasileira de Pós-Colheita será aberta hoje (24) e prossegue até quinta-feira (26) no Centro Tecnológico Comigo, em Rio Verde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!