Matheus Moreira Ferreira
Coordenador de Vendas e de Desenvolvimento de Produtos – Yuksel
O vira-cabeça (TSWV) é uma doença grave que afeta o cultivo de pimentão no Brasil. Considerada uma das principais doenças das solanáceas, o TSWV causa grandes perdas na produção, prejudicando tanto a quantidade, quanto a qualidade dos frutos.
A virose é transmitida, principalmente, por tripes: pequenos insetos sugadores que se alimentam das plantas de pimentão infectadas e, assim, adquirem o vírus. Durante sua fase larval, a tripes adquire o TSWV e transmite para outras plantas por toda a vida.
Sintomas
Os sintomas do vira-cabeça podem ser observados nas folhas e nos frutos. Nas folhas jovens, são observados anéis e manchas escurecidas (Figura 2). Podem, também, apresentar deformações, como enrugamento, que levam à característica conhecida como “vira-cabeça”.
Os frutos do pimentão também são afetados pelo vírus. Eles, também, podem apresentar manchas escuras e em formato de anéis (Figura 3), prejudicando sua aparência e qualidade. Essas manchas, além de prejudicar a aparência dos frutos, também diminuem sua qualidade comercial e, consequentemente, seu valor de mercado.
Infecção
A infecção pelo TSWV pode ocorrer em qualquer estágio de desenvolvimento do pimentão. No entanto, as plantas jovens tendem a apresentar sintomas mais graves e sofrer maiores perdas de produção.
Esta infecção, dependendo do estágio de desenvolvimento da planta, pode ocasionar importante dano econômico para o produtor.
Controle
O controle do TSWV em plantações de pimentão requer a adoção de medidas preventivas e de manejo adequado. Abaixo algumas orientações:
• Destruir restos culturais após última colheita;
• Manter a área sem plantas invasoras, que podem ser hospedeira do tripes;
• Rotação de culturas;
• Produção de mudas saudáveis em viveiros certificados;
• Aplicação de inseticidas registrados para a cultura, para controle do vetor;
• Monitoramento constante, principalmente na fase inicial do pimentão;
• Plantar cultivares resistentes ao vírus do vira-cabeça (TSWV).
Embora todas essas medidas sejam importantes, a utilização de variedades de pimentão resistentes ao TSWV é uma estratégia de controle altamente eficaz.
Sobre a Yuksel
A Yuksel Seeds, empresa de sementes de hortaliças, possui ampla participação mundial no mercado de sementes e grande experiência genética com variedades de pimentão e outras culturas.
Com mais de 30 anos de atuação e sede na Turquia, está trazendo e desenvolvendo diversas variedades de pimentão para as regiões produtoras do Brasil.
Atualmente, está lançando o pimentão Vigia, que possui alta resistência ao vírus do vira-cabeça (TSWV) e potato vírus Y (PVY). A Yuksel Seeds tem como objetivo oferecer um pacote de segurança e qualidade em suas variedades para as diferentes necessidades do produtor brasileiro.