22.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 18, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesA importância da excelência fiscal no processo logístico do agronegócio

A importância da excelência fiscal no processo logístico do agronegócio

A excelência fiscal auxilia o agronegócio em diversos aspectos e se mostra essencial.

Por Adriano Rosa, diretor de serviços da Blend IT

A excelência fiscal na recepção de notas fiscais de serviço e mercadoria é crucial para as empresas do agronegócio, contribuindo para evitar atrasos no pagamento aos fornecedores, assim como problemas operacionais. A complexidade do nosso sistema fiscal e dificuldades de integração dos processos com um excesso de pequenos fornecedores também criam problemas no processo logístico.

Quando as notas fiscais não concordam com as regulamentações fiscais, ou contêm informações incompletas, ou imprecisas, as empresas podem demorar para liberar os pagamentos devido a inconsistências que poderiam ser evitadas. Para lidar com esses desafios, o ERP é uma das principais ferramentas de gestão das maiores empresas brasileiras do agronegócio.

Freepik

Como em todos os setores econômicos, as legislações tributárias nas três esferas de governo exigem um profundo conhecimento, sempre atualizado, já que além de atrasar pagamentos, a empresa pode perder dinheiro tanto por conta de multas pelo não recolhimento de impostos ou mesmo por deixar de se beneficiar com restituições, isenções ou incentivos legais.

Se ocorrerem problemas operacionais, como problemas fiscais, a excelência fiscal pode ajudar a identificar e corrigir esses problemas de maneira mais rápida e eficiente. Isso pode ajudar a evitar problemas fiscais futuros e garantir que as empresas do agronegócio cumpram suas obrigações com o fisco.

A verdade é que o nosso sistema tributário é extremamente complexo, com regras distintas que variam conforme o tributo e setor da atividade econômica e, sobretudo, oneroso.

Em 2021, segundo estimativas do Tesouro Nacional, a carga tributária do Brasil foi equivalente a 33,9% do PIB, o maior nível dos últimos 12 anos. E, enquanto as receitas tributárias – federal, estadual e municipal – apresentaram um aumento real de 5,88%, o PIB registrou um crescimento de apenas 1,51%.

Tenha uma gestão fiscal realmente estratégica

A excelência fiscal também contribui para melhorar o fluxo de liberação de pagamento, pois as empresas podem processar as notas fiscais de maneira mais rápida e eficiente, evitando atrasos no pagamento e garantindo que as empresas do agronegócio possam se concentrar em suas atividades produtivas e comerciais.

Hoje em dia os complexos desafios fiscais no Brasil já contam com poderosas soluções de software que utilizam inteligência artificial e processamento de imagem para aumentar a fluidez e assertividade dos processos.

Em resumo, a excelência fiscal na recepção de notas fiscais de serviço e mercadorias é fundamental para as empresas do agronegócio, pois pode ajudar a evitar atrasos no pagamento aos fornecedores, problemas operacionais, dificuldades financeiras e atrasos na correção de problemas operacionais, e garantir que as empresas cumpram suas obrigações fiscais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Com safrinha, agronegócio brasileiro alcança novo recorde

Alta da produção de milho e soja no Brasil ultrapassa a marca de 274,1 milhões de toneladas.

TIM e KPMG fazem acordo inédito para alavancar produtividade no Agronegócio

Acordo de colaboração entre as empresas une conectividade e consultoria para beneficiar produtores.

Como realizar a polinização na abóbora cabotiá?

Também chamada de kabocha ou abóbora japonesa, a cabotiá nada mais é que um vegetal híbrido (isto é, originário do cruzamento de duas espécies).

Academia de Liderança para Mulheres do Agronegócio inicia nova turma com novidades

Iniciativa da Corteva Agriscience, em parceria com a ABAG e a FIA Business School, conta com 175 participantes na edição de 2023 e prevê a capacitação e o desenvolvimento em temas do setor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!