21.3 C
Uberlândia
domingo, julho 14, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosCubo Agro promove evento para debater sobre inovação e tendências do agronegócio

Cubo Agro promove evento para debater sobre inovação e tendências do agronegócio

Divulgação

O Cubo Itaú, mais relevante hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina, realiza, na terça-feira (11), a 1ª edição do Agro ao Cubo, evento que tem como objetivo discutir tendências sobre o futuro do agronegócio, criar oportunidades de conexão entre os atores da cadeia e promover a troca e compartilhamento de ideias e de experiências. Neste dia, o ecossistema Cubo Agro – iniciativa do Cubo Itaú em parceria com Corteva Agriscience, São Martinho, Itaú BBA, CNH Industrial e Suzano, que completou um ano em julho – e seus convidados, participarão de discussões e reflexões relevantes para o setor.

Abordando tendências para o agro, o evento receberá Tiago Mattos, co-founder da Aerolito, um laboratório de experimentações em tecnologia que tem como um de seus propósitos levar Future Literacy para empresas e marcas. Durante seu Keynote, Mattos vai apresentar visões de futuro para o setor de uma forma realmente inovadora.

Em seguida, Marina Fusco Piccini, sócia-fundadora da AgroSchool, mediará o painel “Desenvolvimento, adoção e distribuição de novas tecnologias no Agroflorestal”. A AgroSchool fornece treinamentos e consultorias que ajudam a compreender o setor de forma descomplicada. Entre os convidados para o painel, estão executivos da SP Ventures, CI&T, Mandi Ventures e Embrapa Digital Agriculture.

A programação ainda contará com uma Dinâmica de Conexão, com rodada de Pitchs de startups e experiências virtuais de parceiros, reforçando o principal potencial do Cubo Itaú, que é fomentar o empreendedorismo tecnológico da América Latina, criando conexões entre grandes empresas e startups.

O crescimento das Agtechs

Desde o início da pandemia, uma agtech tem surgido por dia no Brasil. Isso é o que diz o Radar Agtech Brasil 2020/2021, material elaborado pela Embrapa, SP Ventures e Homo Luders Research and Consulting. Os dados mostram um número de startups ativas 40% maior em comparação ao Radar Agtech Brasil 2019. O estado de São Paulo possui a maior porcentagem, com 48% do total, mas o relatório destaca também a Região Nordeste, onde surgiu o maior número de novos empreendedores, em comparação com 2019.

Um outro estudo realizado pela ABStartups sobre empreendedores tecnológicos do setor, aponta que 44% delas oferecem soluções de software de gerenciamento de fazendas, drones e sensores; 22% plataforma de comercialização; 15% gestão de dados agrícolas e analytics; 9% plataforma de rastreabilidade e segurança alimentar; 7% ferramenta de comunicação e interação; e 3% biomateriais, bioenergia e biotecnologia.

Além disso, dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostram que a balança comercial do agronegócio brasileiro registrou superavit de US$ 43,7 bilhões no acumulado de janeiro a abril de 2022. Isso reflete seu impacto na economia brasileira e como o segmento ainda está repleto de potencial e oportunidade.

“Só no ano passado, o agronegócio representou mais de 27% do PIB do País. Se somarmos a isso o poder da inovação tecnológica que vem das startups, podemos ficar mais fortes ainda. Temos uma grande oportunidade de atrair e conectar empreendedores tecnológicos que ajudam a resolver desafios do setor. Percebemos que, por meio dos hubs, ganhamos profundidade, conhecimento e acesso a talentos com expertises e visões complementares para entender os obstáculos da área e chegar a soluções mais precisas, que fazem a diferença de ponta a ponta”, afirma Paulo Costa, CEO do Cubo Itaú.

Programação Agro ao Cubo – 1ª Edição

  • 14h – 14h10 | Abertura Cubo Itaú e Cubo Agro
  • 14h10 – 14h40 | Painel – Visão de Futuro e tendências no Agronegócio

Keynote: Tiago Mattos (Co-founder da Aerolito)

  • 14h40 – 15h40 | Mesa redonda: Desenvolvimento, adoção e distribuição de novas tecnologias no Agroflorestal

Mediadora:

Marina Fusco Piccini (Sócia Fundadora da AgroSchool)

Convidados:

Ariadne Caballero (Partner da SP Ventures)

Gabriel Marostegam (Head de Estratégia de Dados da CI&T)

Antonio Moreira Salles (Co-Founder and General Partner at Mandi Ventures)

Silvia Massruha (Senior researcher at Embrapa Digital Agriculture)

  • 15h40 – 18h | Dinâmica de Conexão

Pitch Day de startups e experiências virtuais de parceiros

  • 17h – 18h | Happy Hour
ARTIGOS RELACIONADOS

Adjuvante com alta tecnologia será apresentado à cafeicultores da Alta Mogiana

Fortgreen levará ao Simcafé, de 6 a 8 de março, em Franca/SP, portfólio inovador voltado a cultura

A força que move o agro

Para celebrar o dia internacional da mulher e homenagear aquelas que são a força no campo ...

Agro Experience vem aí!

Evento acontece entre os dias 28 e 30 de setembro, totalmente online e gratuito

Eventos presenciais movimentam programação e iniciativas do Canal Rural

Depois de dois anos de atividades suspensas, feiras e eventos agropecuários voltam a receber público e contam com cobertura e parceria da emissora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!