27.6 C
Uberlândia
sábado, fevereiro 8, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesA internet: possibilidades x necessidades no agronegócio do Brasil

A internet: possibilidades x necessidades no agronegócio do Brasil

Saiba como a internet tem sido grande aliada para o agronegócio.

André Luiz Delgado Corradinimestre em gestão do conhecimento e Professor da área de Ciências Agrárias na Uninter 

A internet tem sido uma ferramenta fundamental para impulsionar diversos setores da economia e o agronegócio não é exceção. Nos últimos anos, a tecnologia revoluciona como as empresas agrícolas trabalham, permitindo maior eficiência, produtividade e rentabilidade. 

André Luiz Delgado Corradini

Uma das maiores necessidades do agronegócio é o acesso à informação. A internet fornece aos produtores informações sobre os preços de commodities, previsões meteorológicas, dados de mercado, entre outras informações cruciais para tomar decisões informadas sobre a produção e comercialização de seus produtos. 

Além disso, a internet ajuda a conectar produtores com consumidores finais, eliminando intermediários e permitindo uma relação mais direta e transparente. Mediante as plataformas de comércio eletrônico e redes sociais, os produtores podem anunciar seus produtos, estabelecer preços e receber pagamentos diretamente dos consumidores. 

Outra necessidade importante do agronegócio é a gestão eficiente da produção e novamente, a internet permite que os produtores monitorem e gerenciem suas fazendas e lavouras de forma mais eficiente, via sensores e dispositivos conectados, que fornecem dados em tempo real sobre o clima, a umidade do solo e outros fatores importantes para a produção. 

A tecnologia ajuda a melhorar a eficiência do uso de recursos, saio para beber e fertilizantes, reduzindo custos e impactos ambientais. Por meio de sistemas de irrigação inteligentes e monitoramento do uso de fertilizantes, os produtores podem otimizar o uso desses recursos, aumentando a produtividade e reduzindo os custos de produção. 

As possibilidades oferecidas pela internet para o agronegócio são enormes. Uma das tendências mais promissoras é a adoção de tecnologias de agricultura de precisão, que utilizam drones, sensores e outras tecnologias para monitorar a produção em tempo real e tomar decisões baseadas em dados. Essas tecnologias permitem que os produtores identifiquem problemas de produção com mais rapidez e precisão, otimizando a produção e aumentando a rentabilidade. 

No entanto, para aproveitar todo o potencial da internet no agronegócio, é necessário superar alguns desafios. Um deles é a falta de acesso à internet em áreas rurais, que pode limitar o uso de tecnologias digitais pelos produtores.  Os números são significativos e mostram o grande desafio que os governos precisam superar. Segundo o censo agropecuário, realizado pelo IBGE em 2017, mais de 70% das propriedades rurais não possuíam conexão de internet, isto mostra que o país possui 5,07 milhões de propriedades rurais, das quais 71,8% ainda não têm acesso à internet. Isto só poderá ser resolvido com a ação específica dos governos no que se refere à infraestrutura de comunicações. Um processo que, muitas vezes, acaba caminhando em velocidade diferente ao desenvolvimento tecnológico. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Sojicultores registram até 63% de quebra na produtividade na safra 2019/2020

Os principais estados produtores de soja apresentam quebras de produtividade de até 63%, de acordo com dados levantados pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) junto ao sistema Agrymax, que reúne informações meteorológicas para o controle das plantações.

Automação na agricultura facilita vida no campo

Fernando Mendes Lamas - Pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste - fernando.lamas@embrapa.br Processos que antes eram morosos, com elevada demanda de mão de obra e gasto energético,...

BASF premia 17 sojicultores do Brasil por alta produtividade

Na safra 2020/21, o Brasil deve manter o título de maior produtor de soja do mundo, com a estimativa de 135 milhões de toneladas. Na safra passada, foram mais de 133 milhões de toneladas de soja produzidas no país de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Evelin Queiroz é nova contratada do Clube Agro Brasil

Com mais de 20 anos de experiência, a diretora irá liderar as áreas de Marketing e Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!