20.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosAbóbora Butternut é uma opção de cultivo

Abóbora Butternut é uma opção de cultivo

Raquel Silviana Neitzke
Doutora em Agronomia e professora – IFSul – Campus Bagé
raquelneitzke@ifsul.edu.br

A abóbora do tipo Butternut (Cucurbita moschata), também conhecida como abóbora manteiga, é uma ótima opção para os produtores, porque está conquistando os consumidores devido às suas excelentes qualidades, com ótimas características para uso culinário, podendo ser utilizada em diversos pratos, doces e salgados.

Características

Esta é uma abóbora de pescoço de tamanho reduzido, pesando entre 800 g a menos de 2,0 kg. Do ponto de vista nutricional, é um alimento rico em fibras, com baixo valor calórico, baixo teor de carboidratos e de lipídios e rico em vitamina A.
A abóbora Butternut possui ciclo aproximado de três a quatro meses. Para o plantio da abóbora Butternut, é recomendada a escolha de locais com solos profundos, bom teor de matéria orgânica, boa drenagem e que não encharquem com facilidade.
O pH do solo ideal situa-se entre 5,5 a 6,8. É indicado que o produtor realize a análise do solo, a calagem e adubação conforme o resultado da análise e recomendação para a cultura.
A determinação da época do plantio dependerá da região de cultivo. A abóbora Butternut, assim como os demais tipos de abóbora, não é adaptada ao frio. Assim, no Sul do Brasil o plantio deve ser realizado a partir da primavera.
O crescimento vegetativo das plantas necessita de uma temperatura mínima de 10ºC, sendo favorecido por temperaturas entre 20 a 25ºC. O excesso de calor pode prejudicar a cultura, com abortamento de frutos jovens e frutos queimados pelo sol, conhecido como escaldadura.

Irrigação

É uma cultura bastante vigorosa, com necessidade de grandes quantidades de água ao longo de todo o seu ciclo produtivo, com maiores necessidades hídricas durante a floração, vingamento e crescimento do fruto.
A deficiência hídrica compromete a produtividade da espécie. Em locais em que as precipitações forem insuficientes para a necessidade da cultura, devem ser realizadas irrigações.
A irrigação normalmente é realizada por aspersão ou gotejamento, sendo que o método de gotejamento é o mais indicado, por proporcionar economia hídrica em comparação à aspersão.

Manejo

Pode ser adotada a semeadura direta no local definitivo ou a produção das mudas, com posterior transplante para o campo. O espaçamento adotado depende da cultivar adotada e do sistema de produção, variando de 0,5 a 2,0 m na linha e 2,0 a 3,0 m na entrelinha.
A abóbora Butternut é uma planta alógama (realiza fecundação cruzada), polinizada por insetos. O rendimento depende da produção inicial de inúmeras flores, associada à polinização bem-sucedida.
O produtor, ao realizar o controle de pragas e doenças com agrotóxicos, deve fazer as pulverizações ao final do dia, para não interferir na atividade polinizadora das abelhas.

Pós-colheita

A abóbora apresenta boa durabilidade pós-colheita, com conservação por até quatro meses e manutenção da qualidade.
Quanto ao mercado, pode ser produzida para o consumo interno ou para a exportação, pois é muito valorizada nos Estados Unidos e na Europa. Mas, antes de o produtor apostar no cultivo da abóbora Butternut, é importante estudar a demanda do mercado local, capacidade de absorção do produto no mercado, destino e forma ou canal (atacado, varejo, exportação, indústria etc.) ele pretende comercializar a sua produção.

ARTIGOS RELACIONADOS

Cultivo com irrigação por gotejamento subterrâneo

A germinação dos cultivos de cereais utilizando-se de sistemas de irrigação se tornou uma prática comum e necessária, principalmente aos produtores que desejam potencializar sua produtividade fazendo três safras em um ano agrícola.

Cultivo de tomilho

Em cultivos de extensas áreas, a escolha pelo tomilho leva em consideração majoritária seu ...

Cacau: Diferentes sistemas de cultivo

O cultivo do cacau atualmente está concentrado em três regiões do mundo: no Sudoeste da Ásia ...

As novidades no cultivo hidropônico do morango

As novidades no cultivo hidropônico do morango estão revolucionando a agricultura, trazendo maior produtividade, qualidade e sustentabilidade para o setor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!