26.6 C
Uberlândia
quarta-feira, abril 24, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosTiossulfato de potássio: eficácia na nutrição de hortaliças

Tiossulfato de potássio: eficácia na nutrição de hortaliças

O aliado ideal para uma nutrição eficaz das hortaliças.

Fabrício Teixeira de Lima Gomes
Engenheiro agrônomo e mestrando em Ciência do Solo – Universidade Federal de Lavras (UFLA)
agro.fabriciogomes@gmail.com
Moniky Samy Lopes
Graduanda em Agronomia – UFLA
moniky_samy@hotmail.com

O manejo nutricional é um dos principais fatores que influencia na produtividade e qualidade das hortaliças, e deve considerar a análise química do solo e a exigência da cultura.
Atualmente, em função dos elevados custos dos fertilizantes, a preocupação com a escassez dos recursos naturais e a segurança alimentar, tem-se buscado por fontes alternativas de fertilizantes. Nesse sentido, uma fonte alternativa que tem ganhado destaque são os tiossulfatos.

Você conhece?

Os tiossulfatos são fertilizantes líquidos que apresentam nutrientes prontamente disponíveis para as plantas. Existem no mercado tiossulfatos como fontes de nitrogênio ((NH4)2S2O3), potássio (K2S2O3), e cálcio (CaS2O3). Além dos nutrientes mencionados, possuem também o enxofre em sua composição, elementos essenciais para o adequado crescimento e desenvolvimento vegetal.
Pensando na importância do enxofre (S) e potássio (K) para o aumento da produtividade, vigor de plantas, qualidade, tamanho e peso das hortaliças, o tiossulfato de potássio se torna uma fonte alternativa interessante para obtenção desses nutrientes, apresentando uma série de benefícios, quando comparados com fontes convencionais.
O tiossulfato de potássio apresenta S e K prontamente disponível para as plantas, uma excelente fonte para culturas sensíveis ao cloreto. Além disso, é compatível com a maioria dos produtos agrícolas, não é corrosivo aos sistemas de aplicação e não obstrui os orifícios das linhas de gotejamento.
É importante destacar que o tiossulfato de potássio proporciona um melhor desenvolvimento das plantas, e consequentemente, hortaliças mais pesadas, com maior coloração, sabor, uniformidade de maturação, melhorando o seu aspecto visual e econômico.

Como são aplicados?

Os fertilizantes de tiossulfatos na nutrição de hortaliças são utilizados na forma líquida, via fertirrigação, aspersão ou gotejamento, oferecendo, além de facilidade de aplicação, nutrientes prontamente disponíveis para as plantas.
O tiossulfato de potássio pode ser aplicado durante todo o ciclo da cultura, segundo a fase de crescimento e exigências nutricionais dela.
Por serem elementos essenciais, todas as culturas necessitam de S e K para crescerem e se desenvolverem adequadamente. No entanto, existe uma variação da necessidade de cada nutriente entre as várias espécies olerícolas.
Nesse sentido, pode-se considerar que as hortaliças que apresentam maior exigência em S e K são as que mais se beneficiam com o uso do tiossulfato de potássio. Entre elas, encontram-se as leguminosas produtoras de grãos (ervilha, feijão-vagem, grão-de-bico e lentilha), couve-flor, repolho, brócolis, couve-de-folhas, nabo, agrião, acelga, rabanete, couve de bruxelas, rúcula, alho, cebola, cebolinha, alho-poró, batata, batata-doce, batata-mandioquinha, tomate, cenoura e beterraba).

ARTIGOS RELACIONADOS

Importância da curva de crescimento e da marcha de absorção de nutrientes no tomate

  Leandro Hahn Engenheiro agrônomo, doutor, pesquisador em Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas na Estação Experimental de Caçador (EPAGRI) e professor da Universidade Alto...

Ferramentas biológicas em manejo de insetos-praga

Na agricultura do futuro, as ferramentas biológicas são a chave para um manejo eficaz de insetos-praga, promovendo equilíbrio ecológico sem comprometer a produtividade.

Hidrosense – Irrigação na medida certa

Há 13 anos a Hidrosense participa da Hortitec. Para Enison Roberto Pozzani, engenheiro mecânico e sócio da Hidrosense, este é o melhor evento deste...

FMC apresenta boas práticas de manejo e produtividade no Dia de Campo C-Vale

Tradicional evento do agronegócio voltado para a difusão de tecnologia e negócios, o Dia de Campo C-Vale será realizado entre 17 e 19 de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!