21.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasAdequação ambiental na cafeicultura é o próximo curso à distância da Universidade...

Adequação ambiental na cafeicultura é o próximo curso à distância da Universidade do Café

Com início previsto para 15 de setembro, atividade orienta produtores sobre plano de restauração

Universidade do Café - Trieste - Foto Divulgação
Universidade do Café – Trieste – Foto Divulgação

A Università del Caffè Brazil (UDC) abriu inscrições para mais um curso à distância em 2014. “Adequação ambiental na cafeicultura“ terá 10 horas de duração, divididas em 6 aulas, a partir de 15 de setembro. O objetivo do curso é apresentar aos alunos os conceitos de ecologia florestal, de biodiversidade e serviços ambientais, o que mudou com o Novo Código Florestal, as técnicas de recuperação florestal, bem como o passo a passo para o diagnóstico e plano para a adequação ambiental.

Ele se destina a cafeicultores, gestores de fazendas, engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas da área cafeeira. Os inscritos terão dois meses para assistir e completar os exercícios das seguintes aulas:

– Biodiversidade;

– Serviços ambientais;

– Legislação ambiental: O Novo Código Florestal;

– Conceitos ecológicos sobre florestas;

– Técnicas de recuperação florestal;

– Passo a passo para adequação ambiental.

O curso será ministrado pela professora Lina Maria Inglez de Sousa e não há número limite de vagas oferecidas. Há descontos, na taxa de inscrição, para cafeicultores fornecedores da illycaffè e grupos acima de 10 pessoas. O valor integral é R$ 200. Para inscrições e mais informações, acesse http://universidadedocafe.com/. Outros contatos: dilmass@fia.com.br e 11 3818-4005.

Os demais cursos previstos para este ano são:

>  Tratamento de águas residuárias (10 horas), início em outubro;

>  Manejo integrado de pragas (10 horas), início em novembro.

A UDC resulta de uma parceria da illycaffè com o Centro de Conhecimentos em Agronegócios (Pensa), programa de pesquisa da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP) e da Fundação Instituto de Administração.

Colheita de grãos vermelhos - Foto Divulgação
Colheita de grãos vermelhos – Foto Divulgação

Sobre a illycaffè

Sediada em Trieste, na Itália, a torrefadora illycaffè produz e comercializa um blend de café espresso 100% arábica, sob uma única marca, líder em qualidade. Os produtos illy são comercializados em 140 países e estão disponíveis em mais de 100 mil dos melhores restaurantes e cafeterias. Com o objetivo de difundir a cultura do café, a illycaffè fundou a Università del caffè, um centro de treinamento de excelência que oferece treinamento teórico e prático em todos os aspectos do café para cafeicultores, equipe de lojas de café e amantes da bebida. A illycaffè emprega cerca de 1.050 pessoas em todo o mundo e tem um faturamento consolidado de € 374 milhões (resultados de 2013).

ARTIGOS RELACIONADOS

A necessidade de proteção das lavouras

João Paulo Rodrigues da Cunha Professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)   O homem fez-se agricultor para garantir a produção regular de alimentos e, sem dúvida,...

Para atingir todo seu potencial de renda, cafeicultura exige cuidados com pragas e doenças

Por Santino Aleandro Sem sombra de dúvida, o café é uma das culturas mais importantes do agronegócio brasileiro. Presente em grande parte dos estados de...

Manejo preventivo de pragas

Dados do Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea) apontam uma valorização significativa ...

Produtores em alerta: Percevejo-marrom da soja

Autores Diego Tolentino de Lima Engenheiro agrônomo e doutor em Agronomia diegotolentino10@hotmail.com Diarly Sebastião dos Reis Engenheiro agrônomo e mestre em Agronomia diarly.reis@gmail.com A...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!