21.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosAdubação biológica proporciona mais produtividade com maior rentabilidade

Adubação biológica proporciona mais produtividade com maior rentabilidade

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

O solo compactado ao longo dos anos faz com que as plantas agricultáveis (soja, milho, girassol, trigo, cana-de-açúcar, citricultura, café, hortaliças, pastagens e outras) tenham dificuldade para obter melhor enraizamento, impedindo que nutrientes cheguem às folhas e a toda a planta. Também aumentam as pragas de solo, nutrientes retidos e indisponíveis no solo, baixa retenção de água, alto custo de produção, baixa lucratividade, etc.

De acordo com a engenheira agrônoma e representante da Microgeo em Missões (RS) e no Estado, Maísa D. Wohlenberg, a compactação do solo, por definição, é o aumento da densidade e redução de poros que ocorre devido a manejos não conservacionistas, tais como operações físicas em condições de umidade acima da capacidade de campo, correções químicas do solo feitas com doses excessivas e a monocultura.

“Os reflexos diretos dessa compactação do solo é a redução das respostas às adubações e ataques de pragas e doenças, fatores que estão diretamente ligados ao menor enraizamento e à falta de água no solo“, reforça Wohlenberg.

Segundo Maísa, como a cultura não absorve os nutrientes provenientes das adubações, se desequilibra nutricionalmente e se torna suscetível ao ataque de pragas e doenças, resultando em uma menor produção e rentabilidade. Algumas técnicas utilizadas para resolver o problema de compactação do solo por muitas vezes não atingem o objetivo, pois somente tentam corrigir os efeitos e não atuam na causa do problema.

Adubação biológica

A adubação biológica tem sido a solução de baixo custo para mais de quatro mil agricultores no Brasil e em Estados como no Rio Grande do Sul, com mais de 50 mil hectares adubados com a técnica.

De acordo com o agricultor gaúcho AdroaldoGirotto, de Palmeira das Missões (320 km de Porto Alegre), o trabalho da Microgeo tem se mostrado eficiente, inclusive com resultados positivos. “Comecei aplicando a adubação biológica em 40% da propriedade há dois anos e agora vamos passar para 100% devido à qualidade da terra e do aumento da produção. Tivemos aumento de 10,8 sacas por hectare em relação ao ano anterior“, declara.

O conceito da adubação biológica produzida com Microgeo, produto da empresa Microbiol, é: “Por meio de uma biofábrica local, trabalha-se a biodiversidade ecológica do solo trazendo benefícios multifuncionais ao agricultor, os quais são provenientes da reestruturação do solo“.

Segundo o pecuarista de leite, Joelson Pertuzatti, de Rondinha, a adubação biológica melhorou a descompactação e hoje uso em 100% da propriedade, que está dividida em 50% pastagem e 50% milho. Houve reflexo, também, na produção de leite de suas vacas holandesas no inverno, quando chegam à média 35 kg de leite/vaca/dia.

Essa matéria completa você encontra na edição de novembro 2015  da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua para leitura integral.

ARTIGOS RELACIONADOS

Gergelim se torna uma boa opção para segunda safra em MT

Com vantagens sobre outras culturas como rentabilidade e demanda do mercado externo, o gergelim vem a ser a principal alternativa para os agricultores para segunda safra após a colheita da soja na região do Vale do Araguaia. Com 65 mil hectares plantados de gergelim na região, o município Canarana é responsável por 90% da produção do grão especial no Brasil.

Fitorreguladores – Mais germinação e emergência das plantas

Autora Janaina Marek Engenheira agrônoma, doutora em Agronomia/Produção Vegetal e pesquisadora janainamarek@yahoo.com.br Os fitorreguladores, também conhecidos como bioestimulantes, biorreguladores ou reguladores vegetais, são compostos orgânicos...

Calcário e gesso – A soma que traz muitos dividendos

Evandro Antonio Minato Doutorando em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) Tadeu Takeyoshi Inoue Marcelo Augusto Batista Doutores em Solos e Nutrição...

Indústria de tratamento de sementes cresce no Brasil

  José Otavio Menten Diretor financeiro do Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS), vice-presidente da Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior (ABEAS), engenheiro agrônomo, mestre e...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!