Adubação fosfatada a lanço é mais eficiente

0
29
EXPEDIÇÃO SAFRA – PARANÁ – TRIGO NA REGIÃO DE GUARAPUAVA

Aldeir Ronaldo Silva

Engenheiro agrônomo e doutorando em Fisiologia e Bioquímica de Plantas – ESALQ/USP

aldeironaldo@usp.br

Diogo Capelin

Engenheiro agrônomo e doutor em Fisiologia e Bioquímica de Plantas – ESALQ/USP

diogocapelin@alumni.usp.br

O bom manejo da adubação fosfatada é muito importante para o eficiente desenvolvimento e produtividade do trigo. O adubo deve ser aplicado principalmente próximo às raízes. Experimentos realizados com trigo registraram melhores resultados quando o fertilizante foi aplicado a lanço, o que trouxe ganhos de até oito sacos por hectare, quando comparado à adubação no sulco de plantio.

A aplicação de fertilizantes fosfatados no solo pode ser realizada diretamente no sulco de plantio, uma técnica que vem sendo alavancada pela crescente implantação de métodos de cultivo, como o plantio direto, ou a lanço, técnica que vem perdendo espaço por estar associada a incorporação do fertilizante à camada arável por meio do revolvimento do solo.

Devido à sua baixa mobilidade no solo, a aplicação de P realizada diretamente no sulco de plantio, geralmente associada ao plantio direto, leva ao acúmulo gradual deste nutriente nas camadas superficiais do solo devido ao não revolvimento do mesmo.

Esta estratificação da concentração do P no perfil do solo pode ser acentuada pelo acúmulo gradual de matéria orgânica em superfície, uma vez que o P absorvido em profundidade pode ser depositado em superfície pela deposição dos restos culturais. Segundo Selles et al. (1997), isso aumentaria a concentração de P na camada de 0 a 6 cm e reduziria na camada de 6,0 a 10 cm.

Para que ocorra adequada absorção de P, crescimento e produtividade das culturas e elevada eficiência dos fertilizantes fosfatados, estes devem ser aplicados de maneira adequada no solo, permitindo sua melhor localização em relação às raízes das plantas, sendo que a absorção de P pelas plantas é dependente dos seus teores, bem como do volume de solo adubado.

Neste contexto, a aplicação de fertilizantes fosfatados com posterior incorporação à camada arável pode promover a melhor distribuição do P, especialmente na camada de solo de 20 a 30 cm. A absorção pelas raízes é dependente dos teores de P, bem como do volume de solo adubado.

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.