21.3 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasAgricultora de Minas Gerais transforma fazenda centenária em museu rural

Agricultora de Minas Gerais transforma fazenda centenária em museu rural

Propriedade no município de Inhapim, no Vale do Rio Doce, recebe turistas e excursões escolares

Foto museu - Crédito Museu Rural Marmédio MilitãoCarro de boi, arados, moinho, monjolos, carneiro hidráulico, engenho e alambique. Esses são alguns dos atrativos presentes em uma propriedade rural centenária do município de Inhapim, no Vale do Rio Doce. O local se transformou em museu rural e recebe diversos turistas e alunos de escolas públicas e particulares da região. A ação conta com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).

A história começou em 1920, quando uma família partiu em um carro de boi de Rio Pomba, na Zona da Mata, e se estabeleceu no município de Inhapim. As características dessa época foram preservadas e a propriedade se transformou em ponto turístico para proporcionar aos visitantes a vivência da agricultura familiar. Desde a inauguração do local como museu, em 2014 com o nome de Museu Rural Mamédio Francisco Militão, aproximadamente 600 visitantes já passaram pela propriedade.

“Era uma ideia antiga, já que a propriedade tem um vasto acervo e apresenta objetos típicos da história da agricultura familiar. São estruturas centenárias que mostram as riquezas do campo. Temos passeios com carros de boi e diversos objetos típicos, como arados, moinho, monjolos, carneiro hidráulico, engenho, e alambique, entre outros. Podemos dizer que é um museu vivo porque está tudo funcionando. Também é uma homenagem ao meu pai, que deu nome ao local, e iniciou toda essa história“, explica a agricultora familiar e idealizadora do projeto, Maria das Dores Militão Barroso.

Crédito Museu Rural Marmédio Militão
Crédito Museu Rural Marmédio Militão

Um dia na fazenda

O museu apresenta diversas atividades para os visitantes. A Emater-MG ajudou a  estruturar e organizar o local para receber turistas e excursões escolares. As visitas são guiadas e todos também podem fazer as refeições na própria fazenda.

“Apoiamos o projeto desde a implantação. A ideia era transformar o local em um produto do turismo rural. Ajudamos a criar um roteiro de visitação, que aborda toda parte de preservação ambiental e apresenta, através de objetos, o ciclo da cana-de-açúcar e a história da agricultura familiar. Os visitantes conhecem de perto como funciona uma propriedade rural“, destaca a coordenadora regional da Emater-MG, Ana Laura Chaves.

As atividades da rotina do campo ficam disponíveis aos visitantes. O museu apresenta um universo desconhecido para muitas pessoas, principalmente dos centros urbanos. “Tem, por exemplo, um pilão que se move um gerador de energia que funcionam a com a ajuda da correnteza de um córrego. Também vale destacar a integração com a natureza“, ressalta a coordenadora.

Produção Agrícola

Com assistência técnica dos técnicos da Emater-MG, a propriedade também é utilizada para produção agrícola. Há plantação de arroz e feijão, em baixa escala, e produção de rapaduras e cachaça para comercialização. São produzidos 30 mil litros de cachaça por ano. O trabalho é realizado em parceria com associações de agricultores familiares da região. Mais informações do sobre o museu e agendamento de visitas pelo telefone (33) 9123-3901.

 

Crédito Museu Rural Marmédio Militão
Crédito Museu Rural Marmédio Militão
ARTIGOS RELACIONADOS

Adubação fosfatada em cana-de-açúcar – Base sustentável para altas produtividades

Renato Passos Brandão Gerente Especialista em Nutrição Vegetal Raphael Bianco Roxo Rodrigues Gerente Técnico São Paulo e Sul de Minas O fósforo é um dos nutrientes mais limitantes...

Simbiose Agro apresenta BtControl

Vilãs das lavouras, as lagartas derrubam a produtividade no campo, causam prejuízos e transformam perspectivas de boas safras em dores de cabeça. Na guerra...

Custos de produção em alta preocupam arrozeiros

Os custos de produção para a lavoura de arroz previstos para a safra 2021/2022 têm ...

Drones otimizam resultados em usinas de Cana

Por Lucas Bastos* A agricultura está cada dia mais adepta à tecnologia digital, pois efetivamente podem melhorar a produtividade, aumentar a lucratividade e diminuir...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!