O agricultor Charles Franke, de Dourados (MS), acredita na importância de investir em uma semente de qualidade superior para garantir uma boa colheita. Na safra 2015/2016, ele semeou mais de 900 hectares com sementes de soja que receberam o selo de Sementes Premium da Fundação Pró-Sementes.
“Vale a pena investir em sementes de alta qualidade, mesmo que o custo seja um pouco mais elevado“, conclui Franke. Ele conta que não teve problemas de germinação nem perda de sementes. “Obtivemos uma lavoura uniforme com bom desenvolvimento de plantas“, descreve o agricultor.
Os lotes de Sementes Premium foram adquiridos na revenda Agro BC, que possui matriz em Rio Brilhante e filial em Dourados, no Mato Grosso do Sul. O insumo foi produzido pela Sementes CambaÃ, de São Luiz Gonzaga (RS). “Buscamos um fornecedor que alie qualidade da semente com seriedade e responsabilidade“, diz José Antônio Buso Neto, da Agro BC. Ele afirma que os clientes que adquiriram o material com o selo de qualidade estão satisfeitos com os resultados. “Acreditamos que teremos demanda por Sementes Premium nas próximas safras, pois o agricultor busca aliar preço e qualidade“, destaca Buso.
A Sementes Cambaà foi a primeira empresa a apostar no Programa de Sementes Premium, colocando no mercado 30 lotes de sementes de soja com o selo de qualidade.
Sobre o Programa de Sementes Premium
Lançado em agosto durante a programação do IV Encontro de Produtores de Sementes do Rio Grande do Sul e Treinamento de Responsáveis Técnicos, o Programa de Sementes Premium tem como objetivo identificar lotes de qualidade superior de sementes de soja e trigo das categorias básica, certificada de primeira geração (C1), certificada de segunda geração (C2), S1 e S2.
Poderão participar produtores de sementes de todo o Brasil inscritos no RENASEM (Registro Nacional de Sementes e Mudas). Os interessados devem entrar em contato com a Fundação Pró-Sementes e, mediante assinatura de contrato, solicitar amostragem dos lotes de interesse.
Estas amostras serão analisadas em laboratórios vinculados ao programa, que realizarão testes de germinação em areia, vigor em areia e vigor pelo processo de envelhecimento acelerado. Os lotes que atenderem ao padrão mÃnimo de 90% de germinação e 80% de vigor para sementes de soja, e 95% de germinação e 85% de vigor para sementes de trigo, receberão o selo de Sementes Premium. O padrão de vigor deverá ser atendido em ambos os testes para que o lote receba o atestado de Sementes Premium.