23.6 C
Uberlândia
terça-feira, outubro 15, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasAgricultura de precisão pode ser alternativa para minimizar insegurança alimentar

Agricultura de precisão pode ser alternativa para minimizar insegurança alimentar

Uso de tecnologia pode ser solução para valorizar e usar de forma consciente a terra

Agricultura-de-precisao
Imagem ilustrativa

O aumento da demanda por alimentos no mundo tem exigido mudanças em toda a cadeia de produção para promover uma agricultura mais sustentável. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), 95% do que comemos vem diretamente ou indiretamente da terra, seja frutas, verduras e até mesmo animais. Em contrapartida, a ONU estima que dois bilhões de pessoas, quase um quarto da população mundial, sofrem com a falta de micronutrientes.

Segundo estudo da entidade, os solos em todo o mundo estão perdendo os nutrientes por conta da rápida degradação, fazendo mais presente a insegurança alimentar. Nos últimos 70 anos, os nutrientes dos alimentos diminuíram e estão colocando em risco tanto o sistema alimentar quanto a saúde humana.

Iniciativas como melhor aproveitamento das terras e maior eficiência da produção são peças-chave para atender a demanda crescente por alimentos e promover uma agricultura mais sustentável em todo o mundo. Felizmente, a criação e implantação de tecnologias para melhorar as práticas agrícolas vem crescendo.

A empresa de tecnologia em computação gráfica focada em fornecer soluções para projetos agrícolas, TECGRAF AGRO, criou e oferece a tecnologia AGROCAD. A partir dela, é possível conhecer e valorizar cada palmo da terra com o planejamento digital e otimizar o uso das áreas fazendo o planejamento da irrigação e aplicação de fertilizantes e defensivos na quantidade suficiente e onde cada um é realmente necessário.

Além disso, segundo um dos criadores da tecnologia, João Camelini, o AGROCAD também permite controlar o tráfego das máquinas que é muito importante para evitar o pisoteio e a compactação do solo, que reduzem muito a produtividade no campo. “Como as máquinas são muito pesadas, é preciso garantir que elas sempre passarão pelas mesmas rotas, com bastante precisão. As máquinas têm todo o equipamento necessário para seguir os caminhos projetados no escritório”.

Assim, com o planejamento agrícola e com a possibilidade de utilizar as ferramentas ofertadas da forma mais eficiente, é possível tornar toda a terra utilizada para alimentação mais produtiva e eficiente. Ademais, com a demanda global crescente por alimentos, o uso de tecnologias para agricultura de precisão é um passo necessário a ser dado para que seja possível minimizar o problema da insegurança alimentar.

ARTIGOS RELACIONADOS

Irrigação inteligente possibilita aumento de produtividade no milho

Rubens Duarte Coelho Professor titular da ESALQ/USP" Laboratório de Engenharia de Irrigação (LEB) rdcoelho@usp.br   A irrigação inteligente é um sistema de irrigação por gotejamento enterrado que...

Fatec Shunji Nishimura forma 5ª turma do Curso Mecanização em Agricultura de Precisão

  No dia 30 de janeiro aconteceu no Ginásio de Esportes da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (FSNT), em Pompeia, a formatura da quinta turma...

Amostragem – O ponto de encontro entre a dúvida e a certeza

    Vinicius Evangelista Silva Sharlles Christian Moreira Dias Engenheiros florestais, doutorandos em Solos e Nutrição de Plantas - UNESP Ilha Solteira João Flavio da Silva Engenheiro florestal, doutor...

Mapeamento da fertilidade do solo mostra o caminho da produtividade

Alberto Bernardi Pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste alberto.bernardi@embrapa.br Os produtores investem cada vez mais em tecnologia, informática e técnicas que têm viabilizado a Agricultura de Precisão...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!