28 C
Uberlândia
terça-feira, junho 25, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioTecnologiaAgricultura de precisão proporciona mais sustentabilidade para o agronegócio

Agricultura de precisão proporciona mais sustentabilidade para o agronegócio

Empresa de tecnologia em projetos agrícolas oferece aumento de produtividade com o mínimo impacto ambiental.

Com o avanço das tecnologias no cotidiano e a busca pela sustentabilidade, a agricultura de precisão foi ocupando cada vez mais o protagonismo nas discussões referentes ao trabalho no campo. Segundo uma pesquisa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 60% do crescimento agrícola brasileiro nos últimos anos se deve à adoção de tecnologia.

Acompanhando isto, a Tecgraf Agro, empresa de tecnologia em computação gráfica focada em fornecer soluções para projetos agrícolas, criou o AgroCAD360, que tem o objetivo de promover aumento significativo de produtividade no campo com segurança e o mínimo impacto ambiental. Além de permitir a simulação de diferentes cenários de plantio para que sejam usados somente a quantidade mínima necessária de produtos químicos como afirma João Camelini, um dos desenvolvedores do AgroCAD360, o software auxilia na adoção do método de plantar de forma mais econômica e racional.

Empenhando-se para atingir e promover a sustentabilidade em todas as etapas de produção no campo, os criadores do AgroCAD360 também buscaram alternativas sobre o uso da água, uma vez que o Fundo de Nações Unidas para a Agricultura e Alimentos (FAO) considera a agricultura o setor que mais consome água, alcançando o valor de quase 70% de toda a água usada, sendo que no Brasil esse valor chega a 72%. Conforme Camelini, com a aplicação da agricultura de precisão e o uso do software “é possível tornar o consumo de água mais inteligente, por meio do planejamento da irrigação localizada”, exemplifica.

Assim, para que seja garantida a segurança alimentar e a sustentabilidade durante o todo processo, o setor do agronegócio deve-se aperfeiçoar nas novas tecnologias e na agricultura de precisão para que se evite, de acordo com o João Camelini, as “agressões ao meio ambiente, como as queimadas no caso da cana-de-açúcar, maximizando o aproveitamento dos recursos naturais disponíveis e conservando o solo”, para que seja possível um ambiente futuro sustentável e seguro para todas as espécies.

ARTIGOS RELACIONADOS

APP Nutrição de Safras, da Mosaic Fertilizantes, disponível para IOS e Android

Reforçando sua parceria com os agricultores, a Mosaic Fertilizantes, disponibiliza gratuitamente as versões para IOS e Android do aplicativo "Nutrição de Safras", tecnologia intuitiva para facilitar a tomada de decisão na hora de nutrir o solo.

Edge Computing

Vivemos em um momento de forte avanço tecnológico na agricultura, em que a alta velocidade da ...

Em 40 anos, agricultura brasileira produz 5 vezes mais

Prestes a celebrar o Dia do Agronegócio, na próxima sexta-feira (25), o produtor brasileiro tem ...

A tecnologia contra o desperdício de alimentos

Artigo de Aline Azevedo, fundadora e diretora de Produtos da Aravita

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!