28.6 C
Uberlândia
sábado, abril 27, 2024
- Publicidade -
InícioTecnologiaAgricultura familiar: como iniciar um negócio na internet?

Agricultura familiar: como iniciar um negócio na internet?

Você sabia que a agricultura familiar é responsável pela grande parte dos alimentos que chega até a sua mesa? É isso mesmo! Pensando nisso, vamos mostrar neste texto como iniciar um negócio na internet.

Imagem de Kiki Piperidou / Pexels

O aumento do mercado de produtos que são gerados de pequenos produtores rurais que são as pessoas que praticam a agricultura familiar tem sido a responsável pelo surgimento de diversas oportunidades para este tipo de produtor. E com o avanço tecnológico é muito importante pensar em ter o negócio na internet também.

Entre os itens que mais tem a agricultura familiar como a responsável estão: a mandioca (83%), leite (58%), e o feijão (70%). Por isso, a importância da expansão para o digital, trazendo ainda mais clientes para estes produtores que, por exemplo, durante a pandemia não tinham para quem vender porque os estabelecimentos estavam fechados.

Além disso, o jeito de consumir produtos, inclusive os alimentícios, mudou muito também depois da pandemia. De acordo com uma pesquisa feita pela Bain & Company, em 2021, 76% dos brasileiros passaram a realizar compras de supermercado pela internet.

Mas como iniciar um negócio na internet?

A tecnologia veio para trazer diversos benefícios para as pessoas que investem na agricultura familiar e uma delas é a oportunidade de vender os seus produtos na internet, trazendo uma expansão para o seu negócio. 

1 – Como será o negócio online

O primeiro passo a ser dado é fazer a escolha dos itens produzidos que serão comercializados na internet. Depois disso, será necessário optar pela forma de comercialização: marketplace ou site próprio, por exemplo.

Se você optar por site próprio, terá que contratar profissionais para o desenvolvimento da plataforma. E também você precisa comprar a URL da sua loja virtual. Aqui também é o momento de criação de logomarca, caso a empresa ainda não tenha.

Outros pontos a serem avaliados são: o meio de pagamento que será aceito nas transações e a logística do frete.  Segundo um estudo feito pelo Ebit|Nielsen, mais da metade dos consumidores responderam que acham melhor pagar menos pelo frete mesmo que o produto demore um pouco mais para chegar na sua casa.

Por isso é legal, se possível, realizar um acordo com alguma transportadora para otimizar este pagamento e, consequentemente, diminuir o valor.

Ah! Tome muito cuidado com o estoque dos seus produtos, desta forma, os seus clientes só irão comprar o que realmente você tem ou não tem. Se não tiver o problema é maior ainda, já que será necessário realizar um estorno. 

2 – Avalie o seu concorrente

A segunda coisa que você pode fazer é avaliar como os seus principais concorrentes de negócios online estão trabalhando na internet e este item inclui, principalmente, as redes sociais do seu negócio na agricultura familiar.

Um ponto para dar uma olhada é verificar a forma que eles vendem os seus produtos, quais preços eles praticam, como são as postagens nas redes sociais e com qual frequência, dentre outros detalhes.

Resumindo: É montar um dossiê e vale até uma listagem de prós e contras das coisas que os concorrentes executam.

3 – Tenha um cronograma de publicações

Depois de tudo pronto, não deixe de montar um cronograma com todas as ações de marketing, por exemplo, que serão feitas com o objetivo de atrair novos clientes para o negócio.

Estar presente nas redes sociais é muito importante, afinal de contas, os brasileiros passam muitas horas do dia conectados.

Segundo uma pesquisa realizada pela Opinion Box, chegou-se à conclusão de que 43% dos brasileiros realizaram uma compra partindo de uma publicação nas redes sociais.

Facebook e Instagram tem ferramentas que te dão oportunidade de realizar vendas pela própria plataforma. O Whatsapp pode ser uma outra forma de captação de novos clientes e conversões, pois ele te ajuda, principalmente, a manter um relacionamento com o cliente.

Pronto! Você tem um negócio de agricultura familiar? Conte para nós se você já vende pela internet.

ARTIGOS RELACIONADOS

Show Rural Copercampos – ações em prol do setor produtivo

O vice-presidente executivo da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo, falou sobre as ações desenvolvidas em prol do setor produtivo.

Agronegócio e o papel da tecnologia depois da crise

gronegócio é fundamental para o desenvolvimento econômico do Brasil. Somente no ano passado, o setor foi responsável por 21,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, de acordo com um levantamento feito pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Com o surgimento do coronavírus, produtores e pecuaristas de todo o mundo estão enfrentando dificuldades para seguir com a rotina, precisando não só adaptar o modo como realizam as vendas das mercadorias, mas também tentando encontrar uma forma para baixar os custos de produção e aumentar a produtividade diante desse cenário tão incerto.

Os cinco passos para o bem-estar avícola

O bem-estar animal tem sido um assunto central no mercado de avicultura brasileiro ...

UPL apresenta tecnologia multissítio contra doenças fúngicas da soja

A UPL, uma das quatro maiores empresas de soluções agrícolas do Brasil, apresenta sua ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!