A A.B.E.L.H.A. (Associação Brasileira de Estudo das Abelhas) estará no estande da Embrapa na Agrishow 2023, uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil. A entidade de pesquisa agropecuária, que comemora 50 anos, vai mostrar no evento o desenvolvimento de tecnologias aplicadas à conservação e à reprodução de abelhas sem ferrão e seu uso na produção de alimentos.
Por meio da parceria entre Projeto Kombee e A.B.E.L.H.A., uma equipe de educação ambiental vai mostrar a multiplicação de colônias de abelhas sem ferrão em escala comercial para uso na polinização agrícola e os benefícios delas para a sociedade.
“A participação das abelhas nativas nessa importante feira mostra a relevância que os polinizadores têm na busca por soluções sustentáveis para o agronegócio brasileiro”, avalia Ana Assad, diretora executiva da A.B.E.L.H.A.. Assad estará disponível para entrevistas no evento na terça-feira (2) e quarta-feira (3).
No espaço da Embrapa, os visitantes também poderão conhecer os cursos e outros materiais produzidos pela A.B.EL.H.A., a Embrapa Meio Ambiente e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) sobre criação de abelhas e polinização agrícola.
Abelhas sem ferrão
A Embrapa investe no desenvolvimento de tecnologias para criação e uso sustentável das abelhas-sem-ferrão (ASF). Seu objetivo é gerar renda a partir da biodiversidade brasileira de abelhas e aumentar a produtividade dos cultivos dependentes delas para polinização. A produção de mel e polinização de diversas espécies de culturas é uma grande contribuição das abelhas nativas para a agricultura brasileira.
Na Agrishow, será apresenta uma solução tecnológica inovadora para a multiplicação e manejo de colônias da abelha-mandaguari (Scaptotrigona depilis), que permite a produção in vitro de rainhas, por meio da superalimentação das larvas, com a produção de cerca de 2 mil rainhas por mês a partir de uma única colônia.
Além de possibilitar a produção de colmeias em escala comercial, a a solução permite a prestação do serviço de aluguel de colmeias para a polinização de cultivos agrícolas, como berinjela, morango, tomate, café, maçã e melão, e que atualmente só está disponível com a espécie Apis mellifera, com ferrão, que não são eficientes polinizadoras em determinadas culturas agrícolas.
Saiba mais sobre a atuação da A.B.E.L.H.A. em prol da convivência harmônica entre agricultura e criação de abelhas no nosso site.
No site da Embrapa, saiba mais sobre a participação da entidade na Agrishow.
Serviço
28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação — Agrishow 2023
De 1 a 5 de maio de 2023, das 9h às 18h
Rodovia Antônio Duarte Nogueira, Km 321 — Ribeirão Preto, SP
Estande da Embrapa — E14 a1 do mapa da feira
Agrishow terá abelhas sem ferrão como solução agrícola sustentável
A.B.E.L.H.A., Embrapa e Kombee apresentam tecnologias para uso das abelhas como bioinsumo