25.2 C
Uberlândia
terça-feira, dezembro 3, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesAgro10X na Fazenda com Nelore Bhavnagar

Agro10X na Fazenda com Nelore Bhavnagar

Como os Acasalamentos Dirigidos Apoiam Programas de Melhoramento Genético na Raça Nelore

Uma emocionante fusão entre a tradição da pecuária e a juventude da nova geração se desenrola em nossa jornada à Fazenda Bhavnagar, situada no norte de Minas Gerais. Neste cenário, testemunhamos a sinergia que moldará o futuro do Nelore Bhavnagar e exploramos o papel crucial dos acasalamentos dirigidos no avanço dos programas de melhoramento genético desta raça. Não deixe de aproveitar esta oportunidade para aprender e evoluir junto conosco!

Nossa visita à Fazenda Bhavnagar revelou uma história de paixão pela pecuária que atravessa gerações. A fazenda é mais do que apenas um negócio; é uma herança de dedicação à criação de gado. Ana Maria, atual líder do empreendimento, compartilhou suas raízes na pecuária, destacando como sua família, ao longo de quatro gerações, construiu uma tradição sólida.

“Eu venho de uma família de pecuaristas, estamos talvez na quarta geração. Nosso berço é a pecuária, e eu tenho um amor pela pecuária. É uma história de afinidade, trabalho e muita dedicação”, disse Ana Maria, gestora do Nelore Bhavnagar.

A Jornada de Sucesso

A jornada da pecuária voltada para raça Nelore existe há mais de 30 anos, quando o pecuarista Osmar Domingos da Mota (pai de Ana Maria), assumiu a missão de aprimorar a raça Nelore. Desde então, se dedicou incansavelmente ao melhoramento genético da raça, preservando suas características raciais.

A equipe da fazenda tem trabalhado arduamente para produzir animais adaptados ao ambiente do norte de Minas Gerais, onde as condições climáticas são desafiadoras. Os acasalamentos dirigidos e programas de avaliação genética, como o PMGZ, têm desempenhado um papel fundamental no processo de seleção.

“O grande desafio é produzir animais adaptados a pasto e com características raciais preservadas, mantendo ao mesmo tempo bons números genéticos”, explicou João Eudes, técnico de campo da ABCZ.

A Fazenda Bhavnagar também se destaca no uso da FIV (Fertilização In Vitro) para acelerar a multiplicação de animais superiores. Eles enfatizam a importância de objetivos claros e planejamento sólido como pilares essenciais para o sucesso no melhoramento genético.

“A diferença entre eficiência e ineficiência está no planejamento. Se tivermos objetivos bem definidos e planejarmos adequadamente, seremos mais eficientes”, afirmou Ana Maria.

Compromisso com a Qualidade

A fazenda se orgulha de produzir touros Nelore de alta qualidade, com foco em características como precocidade, conformação racial e circunferência escrotal. Eles acreditam que esses animais podem contribuir para a produção de bezerros de alta qualidade em todo o Brasil.

A visita da equipe do Agro10X na Fazenda no Nelore Bhavnagar terminou com um profundo respeito pela tradição e inovação que moldam o futuro da pecuária brasileira. Ana expressou sua dedicação em manter viva essa herança, preparando a próxima geração para continuar o legado.

O “Agro10X na Fazenda” agradece a todos os envolvidos por compartilhar essa história inspiradora de sucesso na pecuária do Nelore Bhavnagar.

Assista agora!

Programa Agro10X na Fazenda:

Assista também o Podcast:

ARTIGOS RELACIONADOS

Campeão da 12ª edição do Desafio CESB

Sojicultor de Mangueirinha teve produção de 118,82 sacas por hectare na safra 2019/2020

O desafio da ferrugem asiática na soja

A ferrugem asiática representa um desafio constante para a sojicultura.

Potencial do Cerrado pode levar o Brasil a ser autossuficiente em trigo

Avanço do cultivo do trigo no Cerrado é possível graças ao manejo e ganho tecnológico com cultivares adaptadas com maior nível de resistência as doenças de difícil controle, como a Brusone. Webinar discutiu os desafios e as perspectivas para a cultura na região

Desafio do El Niño impulsiona mapeamento digital

Fenômeno climático pode afetar o potencial produtivo das plantas, por isso contar com um mapeamento dos talhões a partir de imagens geradas por drones pode ajudar na identificação das zonas com baixo desenvolvimento e na estratégia de manejo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!