24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosAgroBrasília chega a sua oitava edição

AgroBrasília chega a sua oitava edição

Agrobrasília - Crédito Divulgação
Agrobrasília – Crédito Divulgação

A AgroBrasília, que acontecerá de 12 a 16 de maio, em Brasília (DF), nesse ano entra em sua oitava edição. O objetivo principal desse evento é levar o que há de mais moderno em nível de tecnologia para o empresário rural, desde o agricultor familiar até o grande empresário agrícola.

“Queremos levar tecnologia e proporcionar negócios ao empresário rural. Em 2014 tivemos um público de 100 mil visitantes e acreditamos que o público para 2015 será o mesmo. Esse público vem, principalmente, dos Estados de Minas Gerais, Goiás, Distrito federal e Tocantins, concentrado em um raio de 350 km em torno do Planalto Central. Essa é uma região com alto nível tecnológico, com grandes médias de produtividade“, conta Ronaldo Cirilo Triacca, coordenador geral da AgroBrasília.

O público-alvo da AgroBrasília são os produtores rurais, consultores, empresários, estudantes do segmento agropecuário e instituições do agronegócio.

A estrutura

O evento acontece no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, com 500 mil metros quadrados de estrutura, ruas asfaltadas, todo gramado e com estandes e pavilhões para a exposição de produtos e tecnologias das empresas participantes. Além disso, o visitante poderá contar com banheiros confortáveis e dois bons restaurantes dentro do parque.

“Estamos finalizando um belo auditório, muito bem estruturado, para 300 pessoas. Também temos os espaços de valorização da agricultura familiar, que comportam 50 mil metros quadrados, com treze tecnologias voltadas para agricultura familiar“, pontua o coordenador do evento.

Novidades para 2015

As empresas de genética vegetal levam para a AgroBrasília novas variedades de milho, soja e sorgo, sendo que os visitantes ainda podem conferir a competição de cultivares de milho e de soja, com a divulgação do campeão em produtividade sempre no primeiro dia da feira. Além disso, haverá exposição de máquinas e equipamentos, com muitas novidades em tecnologias para o produtor.

A AgroBrasília tem se tornado um palco de discussões quanto aos gargalos e perspectivas do agronegócio brasileiro. A feira também trará eventos paralelos, como o Seminário de Logística, Seminário de Economia Agrícola, entre outros, de interesse principalmente dos produtores rurais de Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e também de outras regiões.

Expectativas

A expectativa para esse ano, diante do atual quadro político e econômico, tem sido positiva, segundo Triacca, ainda que seja esperado um decréscimo em relação aos negócios em comparação ao ano passado (R$ 700 milhões), devido à conjuntura do próprio ano agrícola. “Algumas linhas de crédito, como PSI, não estão mais em vigência, o que era muito atrativo para o produtor rural, devido às baixas taxas de juros. Mas, outras como o FCO, que outros estados não têm, é uma das opções para o agricultor fechar negócios na feira“, considera.

Palestras

A grade de eventos será finalizada 25 dias antes do evento, mas muitas novidades estão previstas, segundo garante Ronaldo Triacca. “Teremos, também, o dia de campo sobre integração lavoura-pecuária-floresta, que é tradicional e faz parte da programação de eventos para a AgroBrasília“, conclui.

Essa matéria completa você encontra na edição de Abril da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira a sua para leitura completa.

ARTIGOS RELACIONADOS

Lagarta-elasmo perfura a planta e traz prejuízos

  João Rafael De Conte Carvalho de Alencar MSc. e professor do Instituto Taquaritinguense de Ensino Superior (ITES - SP), doutorando em Agronomia José Fernando Jurca...

No caminho certo – Alta tecnologia em irrigação pode aumentar em até 10 vezes a produção brasileira

O Grupo DB investe na produção de cereais (soja, milho, feijão, sorgo, algodão, beneficiamento de algodão, beneficiamento e produção de café, suinocultura, genética suína...

Inovação em nutrição – Micronutrientes de 4ª geração

Desafia-me sempre a obtenção de altas produtividades, como pesquisador e, principalmente, como produtor. O que está por trás destas altas produtividades alcançadas pelos produtores nos desafios do CESB/Brasil e pelo produtor Dowdy, da Georgia-EUA? (esse último campeão mundial de produtividade de soja – 192 sc/ha). Lógico que é um conjunto de manejos agronômicos que interagem entre si e com as condições climáticas ideais. Neste artigo, irei discutir um destes manejos: a nutrição de plantas.

Análise de solo

A ferramenta mais usada há tempos na agricultura, para se conhecer a fertilidade, os teores ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!