Cerca de 500 mulheres lotaram a Musiva para participar do “Agroligadas Experience – Inspiração e conexão entre as mulheres do agro”, na sexta-feira, 1º de setembro. O evento celebrou os cinco anos do movimento das mulheres de Mato Grosso que decidiram agir em respostas às notícias falsas sobre o setor e se tornaram uma das principais pontes em dar visibilidade da realidade do campo para a cidade.
O evento realizado na principal casa de shows de Cuiabá também contou com exposições de arte, estandes com grandes marcas mostrando seus produtos e degustações. Um dos destaques foi o trator todo decorado com flores na entrada.
Foi exatamente esse papel do Movimento Agroligadas em buscar essa conexão do campo com a cidade, de trazer esclarecimentos sobre o agronegócio, fez com que Juliana Sana, jornalista e apresentadora do quadro Belezas da Terra do programa É De Casa, da TV Globo, se identificasse com essas mulheres. Ela foi uma das convidadas do talk show – Comunicação para abrir porteiras entre campo e cidade, que contou ainda com a participação de Cláudia Luz, Cecília Kobayashi, Silmara Ferraresi e Gizelle Neves.
“Eu viajo muito o Brasil, eu estou vendo esse movimento das mulheres do campo, as mulheres do agro. Eu acho que elas estão muito interessadas em trazer a cidade pro campo e o campo pra cidade e eu me sinto conectada com elas porque eu sou uma pessoa da cidade que trabalha com o campo e tento fazer esse trabalho, essa comunicação. Sinto que meu trabalho é uma missão e espero estar honrando o trabalho de todos os produtores rurais do Brasil”.
Todos os sábados, Juliana Sana, busca mostrar no quadro Belezas da Terra a rotina das produtoras rurais de todo o Brasil, toda a cadeia do alimento do campo até chegar à cidade, contando a história de onde vem o alimento que chega à casa das pessoas.
Um dos palestrantes foi o professor Murilo Gun, que ao lado de Dani de Maria falaram sobre como “Liderança e criatividade transformam o mundo”. Ele abordou a criatividade de um jeito simples, não somente como restrita aos profissionais da comunicação ou designers, mas que é importante trazê-la para o dia a dia em qualquer desafio, seja ele profissional ou pessoal.
“Você pode usar a imaginação para abrir possibilidades. É importante que as lideranças tenham esse DNA de se abrir para as possibilidades, para o novo, porque a natureza da natureza é a mudança. A criatividade é abrir possibilidades”, comentou Murilo, que acrescentou que achou linda a união das mulheres em buscar uma comunicação verdadeira de forma tão genuína.
Uma das participantes do evento foi a diretora da Estância Bahia Leilões, Gabriela Tonhá. Ela destacou que o trabalho das Agroligadas é importante para demonstrar a grandiosidade que é o agronegócio e as pessoas que estão envolvidas no setor.
“Nós precisamos nos posicionar e contar a história do agro, contar sobre a grandeza do nosso setor, de como funciona a produção. Nós precisamos realmente demonstrar mais, talvez o agro esteja trabalhando muito bonito da porteira para dentro, nós precisamos fazer esse trabalho conhecido para as pessoas e a Agroligadas têm desempenhado esse papel”.
Conexão e liderança
A presidente do Movimento Agroligadas, Geni Schenkel, destacou que sentiu uma mistura de felicidade com ansiedade e a certeza de que o trabalho está sendo cumprido com muito amor. Com o evento lotado, ela passou mensagem para todas as mulheres que fazem parte e as que ainda não são Agroligadas.
“Se movimenta! Quando nos movimentamos, as oportunidades surgem na nossa vida. Quando a gente se conecta com outras mulheres, com outras pessoas, tudo parece que acontece e eu acho que isso é importante e gostoso dentro da nossa vida. A mulher não parar, ter coragem de enfrentar e sair um pouco do caminho que estamos trilhando, desviar um pouco para nascer novas oportunidades e novos caminhos. Então venha! Venha se conectar com as Agroligadas que temos muita coisa boa”.
Agroligadas Experience foi realizado com o patrocínio da FMC, Sumitomo Chemical, Sicredi, Stara, Itelbrás Esi Agro, Sebrae Delas, Áster Máquinas – John Deer, Eletrofios, Concessionária Vamos Fendt e conta com a parceria da Crop AgroComunicação, Dubai Home, Chopp Xaraés, Jong Konbucha, RLS Paisagismo, Vinã Bebibas Finas, Imea, Sic Bartão, Instituto Farmum, MKT do Agro, Almagrino, OPR Acessórios, Romana Moda Consciente, Fallhounter Couros, Namaskar Comunicação, Ecoartes, Cléssias Aguiar Viagens e Natuzzi Cuiabá.