24.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasAlface: semeio de verão se aproxima e os desafios para o produtor...

Alface: semeio de verão se aproxima e os desafios para o produtor aumentam

Cultivares adaptadas a condições tropicais e tolerantes a doenças fazem a diferença

Alface lisa Elisângela, lançada pela Topseed Premium em 2020 – Divulgação Agristar do Brasil

O cultivo de alface na estação mais quente do ano pode ser um problema, pois é um período em que as chuvas provocam perdas e a temperatura elevada causa pendoamento precoce nas plantas. Pensando nisso, a linha de sementes Topseed Premium se dedicou a criar um portfólio que atendesse o produtor de alface o ano todo e para a produção em diferentes regiões do Brasil.

O especialista em brássicas e folhosas da Agristar do Brasil, Silvio Nakagawa, ressalta que um dos destaques da linha para o semeio no verão é a alface Samira, um produto diferenciado para o mercado de crespas. “Ela entrega aos produtores ótima performance nesse período, com um bom nível de tolerância a fusarium, planta grande, com boa quantidade de folhas, talo grosso e tolerância a ‘Tipburn’”.

Ele explica ainda que para o produtor de alfaces, características como resistência às principais doenças da cultura, qualidade e produtividade são essenciais, mas que o agricultor precisa estar atento também ao seu mercado consumidor, que passa por mudanças constantes.

“A indicação da melhor variedade para cada região é distinta devido ao clima e solo, por isso é importante consultar um técnico especializado antes de iniciar o cultivo. A escolha também deve ser baseada na cultivar que ofereça o maior número de resistências para minimizar os efeitos das doenças no campo para que o produtor tenha sucesso na lavoura”, completa Nakagawa.

Linha completa e lançamentos 2020

Dentre os materiais desenvolvidos pela linha de sementes de alta tecnologia, estão as alfaces americanas Astra e Diva, as mimosas Imperial e Imperial Roxa e as recém-lançadas: a crespa Celina e a lisa Elisângela. Diferenciadas em cores, formatos, texturas e sabores para atender as necessidades de cada região do país e também oferecer exatamente o que o mercado consumidor busca.

As novidades deste ano foram apresentadas durante o tradicional dia de campo da Agristar do Brasil, o Open Field Day, que foi realizado de forma online. O especialista Silvio Nakagawa detalha que a alface Elisângela possui planta grande e volumosa, boa resistência a míldio, é bem tolerante ao calor e pendoamento precoce, além de adaptada ao cultivo durante o ano todo em campo e hidroponia.

“Já a crespa Celina tem bastante tolerância a calor e pendoamento precoce, além de resistência a LMV, é indicada para cultivo ano todo em hidroponia e campo aberto”, completa Nakagawa.

Pesquisa & Desenvolvimento

Juntamente ao trabalho já realizado em cinco estações experimentais em diferentes estados brasileiros, a Agristar do Brasil criou recentemente um programa voltado para o melhoramento de alfaces, que está sendo desenvolvido em sua matriz, localizada em Santo Antônio de Posse (SP). Segundo a pesquisadora à frente do projeto, Carolina Franco, nos próximos anos, com o trabalho de tropicalização de alfaces, a empresa disponibilizará no mercado uma gama de novas alfaces adaptadas a realidade das condições das principais regiões produtoras.

Sobre a Agristar

Fundada em 1958, a Agristar é uma das maiores empresas do país na produção e comercialização de sementes de hortaliças e frutas. Atua no mercado profissional de horticultura com as linhas Topseed Premium, Topseed e Superseed, além da Topseed Garden voltada para o segmento de jardinagem, hobby e lazer. Para mais informações acesse www.agristar.com.br.

ARTIGOS RELACIONADOS

O que fazer após as geadas

Estamos muito tristes por todos os produtores afetados pela geada. Sabemos o trabalho ...

Abacate: Brasil entre os líderes mundiais de produção

O Brasil é um dos maiores produtores de abacate do mundo.

Produtores de café afetados pelo granizo podem solicitar prolongamento de crédito rural

As fortes chuvas de granizo registradas nos dois últimos meses no Sul de Minas destruíram lavouras inteiras de café. Para mininizar a situação financeira, o cafeicultor possui algumas alternativas, como a prorrogação do crédito rural. O advogado Vinicius Souza Barquette, especialista em agronegócio, explica melhor o assunto.

Produtores rurais avançam na certificação sustentável do algodão na Bahia

Os produtores rurais da Bahia dão mais um passo rumo à sustentabilidade da cadeia produtiva do algodão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!