22.6 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesAlgas otimizam frutificação

Algas otimizam frutificação

Bruno Henrique Leite Gonçalvesbruno_lleite@hotmail.com

Adilson Pimentel Júnioradilson_pimentel@outlook.com

Aline Mendes de Sousa Gouveiaaline_mendes@fio.edu.br

Engenheiros agrônomos, doutores em Agronomia e professores – Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos – Unifio

Abacate – Crédito: Shutterstock

A agricultura brasileira evoluiu, por isso, para garantir maiores produtividades é preciso amenizar os efeitos dos fatores limitantes à produção, tais como altas temperaturas, períodos de estiagem, ataques de pragas e doenças, entre outros.

A fisiologia vegetal é uma das ciências agronômicas que vem promovendo importantes avanços nos últimos anos que proporcionaram grande aumento de produtividade agrícola no Brasil, por meio de diversas técnicas inovadoras, como a biotecnologia, a manipulação gênica e a reprodução vegetal por cultura de tecidos.

No campo das inovações em produtos, os bioativadores vêm ganhando muitos adeptos na sua utilização, pois demonstram no campo excelentes resultados na proteção das plantas e no aumento do potencial produtivo das culturas.

Algas

[rml_read_more]

Os extratos de algas são um dos exemplos de bioativadores para a cultura do abacateiro. Trata-se de um complexo orgânico rico em compostos, como hormônios, precursores hormonais, proteínas, aminoácidos e oligossacarídeos.

Esses compostos atuam melhorando o desempenho vegetal por intermédio de alterações fisiológicas, bioquímicas e da expressão de genes nas plantas, facilitando a absorção de macro e micronutrientes e conferindo uma maior tolerância a estresses causados por condições ambientais adversas, favorecendo sua recuperação de forma mais rápida.

Os componentes presentes nos extratos de algas também aceleram o desenvolvimento vegetativo, o que propicia plantas com mais vigor e potencial produtivo, favorecendo, com isso, diretamente a floração.

Artigo anterior
Próximo artigo
ARTIGOS RELACIONADOS

Como combater as tigueras de algodão

As plantas tigueras de algodão, conhecidas também como “plantas voluntárias”, são plantas provenientes de sementes de algodão que caem sobre o solo durante a colheita (perdas na colheita) e que emergem na safra seguinte, se tornando uma planta daninha.

Adubação para grandes culturas

A adubação é uma prática indispensável para assegurar boas produtividades e ...

Trigo atinge safra e preços recordes

A safra de trigo 2021 teve um volume total de produção de 7,7 milhões de toneladas ...

Parceria incentiva pesquisa sobre doenças na cultura da soja

A Bayer e a Universidade Federal de Viçosa (MG) assinaram uma parceria de colaboração técnico-científica para o desenvolvimento de um estudo de variabilidade de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!