14.6 C
Uberlândia
quinta-feira, maio 30, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosAlimentos orgânicos: por que o consumo deles é vital para os brasileiros?

Alimentos orgânicos: por que o consumo deles é vital para os brasileiros?

Os alimentos orgânicos têm ganhado cada vez mais destaque devido aos seus inúmeros benefícios tanto para a saúde humana quanto para o meio ambiente.

Por Eduardo Petrelli, especialista em varejo alimentar e cofundador da Diferente

É notório e público que os alimentos orgânicos têm ganhado destaque nas últimas décadas como uma alternativa mais saudável e sustentável para a população mundial. No Brasil, a tendência também tem se fortalecido à medida que as pessoas estão buscando uma alimentação equilibrada e consciente. 

Eduardo Petrelli, CEO da Diferente
Créditos: Divulgação

Cultivados sem o uso de pesticidas sintéticos, herbicidas, fertilizantes químicos ou organismos geneticamente modificados (OGMs), os orgânicos nascem a partir de práticas sustentáveis, como a rotação de culturas e o uso de compostagem e adubos naturais. Segundo a pesquisa Panorama do Consumo de Orgânicos no Brasil 2023, realizada pelo Instituto Organis, 46% da população nacional já consome alimentos orgânicos, o que representa um crescimento de 16% comparado a última edição feita em 2021.

Benéficos para a saúde

O aumento da popularidade dos alimentos orgânicos pode ser atribuído, em parte, aos benefícios para a saúde de quem os consome. Essa vantagem está relacionada diretamente ao processo de produção, que envolve uma menor exposição a resíduos de pesticidas e produtos químicos tóxicos. Com isso, as pessoas têm uma diminuição do risco para o desenvolvimento de doenças crônicas, como câncer, doenças cardíacas e distúrbios hormonais.

Indo além, os alimentos orgânicos eliminam a presença de aditivos químicos, como corantes, conservantes e aromatizantes artificiais – itens normalmente presentes nos alimentos ultraprocessados. Eles também tendem a ser mais ricos em nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais e antioxidantes, graças ao solo saudável e às práticas de cultivo orgânicas. Como resultado, os orgânicos oferecem um sabor mais intenso e uma frescura superior em comparação aos convencionais, já que são frequentemente colhidos quando estão maduros – diferentemente dos tradicionais que são colhidos antes da completa maturação para resistir ao transporte e armazenamento.

Benéficos para o meio ambiente

Além dos benefícios diretos para a saúde, os alimentos orgânicos contribuem também para a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade agrícola. Até porque as práticas orgânicas de cultivo ajudam a promover a biodiversidade, ajudando a manter ecossistemas saudáveis e a preservar a vida selvagem.

Pelo fato de utilizar menos produtos químicos, a agricultura orgânica também ajuda a reduzir consideravelmente a poluição da água e do solo, o que contribui para a melhor qualidade de ambos. Outro ponto relevante passa pelo menor gasto energético e de recursos renováveis atrelados à técnica orgânica, o que tende a valorizar ainda mais a conservação dos recursos naturais do planeta. 

Como aderir aos orgânicos no dia a dia

Apesar de todos os benefícios, a realidade é que ainda existem alguns obstáculos que dificultam a inclusão dos alimentos orgânicos no cardápio diário do brasileiro. O principal deles segue atrelado ao preço, uma vez que os produtos tendem a ser mais caros do que os alimentos convencionais. No entanto, é preciso deixar claro que já existem maneiras inteligentes de incorporar os orgânicos no cardápio sem comprometer o orçamento. 

Uma dica valiosa é a compra de alimentos da estação, pois são mais acessíveis devido à maior escala de produção. Como encontrá-los? Hoje em dia, serviços de assinatura proporcionam praticidade e acesso a estes alimentos. Outra opção é cultivar seus próprios alimentos orgânicos em casa. Mesmo em espaços relativamente pequenos, já é possível cultivar ervas, vegetais e frutas orgânicas sem grandes esforços. Isso garante alimentos frescos e contribui para a criação de um ambiente agradável em sua residência.

A verdade é que os alimentos orgânicos oferecem inúmeros benefícios para a saúde, além de desempenharem um papel fundamental na promoção da sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Portanto, incorporar os orgânicos no dia a dia pode ser uma escolha consciente que beneficia tanto a sua saúde quanto o planeta.

ARTIGOS RELACIONADOS

Benefícios e malefícios do café

Bebida é um grande aliado na luta contra a diabetes tipo 2, Parkinson e Alzheimer

O consumo consciente chegou para ficar

Promover o equilíbrio entre as necessidades humanas e a preservação do meio ambiente, e este é o objetivo do consumo consciente. Artigo por Patricia Punder

Consumo de carne suína bate recorde no Brasil

Brasileiro consumiu 16 quilos de carne suína em 2021 (ABPA); Alegra registrou aumento de 20% de faturamento no mesmo ano.

Novidade – Café em lata

Painel sobre o novo hábito de consumo acontece no dia 10 de novembro durante o principal evento nacional sobre a bebida

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!