Douglas José Marques
Doutor e professor de Olericultura e Melhoramento Vegetal da Universidade José do Rosário Vellano – UNIFENAS.
A batata é uma fonte cada vez mais importante de alimento, de emprego rural e de interesse financeiro, podendo contribuir para a alimentação e a estabilização social do meio rural, principalmente nos países em desenvolvimento. É a quarta cultura na ordem de importância no mundo e um dos principais alimentos da humanidade, sendo cultivada em mais de 125 países e consumida por mais de um bilhão de pessoas.
A produção anual está entre 300 milhões de toneladas, em uma área cultivada entre 20 milhões de hectares, com uma produtividade média de 15 toneladas por hectare.
O maior aumento em produção de batata nos países em desenvolvimento vem acontecendo na Ásia, que detém cerca de 35% da produção mundial, 40% da área ocupada pela cultura e produtividade média de 13 toneladas por hectare.
Tecnologias de ponta
Dentre as tecnologias de adubação destaca-se a adubação foliar, com a função de complementar a adubação do solo, além de servir como correção de deficiências nutricionais nas plantas, e ainda como estímulo fisiológico para determinadas fases fenológicas de maior demanda de nutrientes pela cultura. Por isso a cultura da batata recebe rotineiramente pulverizações foliares com soluções nutritivas durante a tuberização.
Aminoácidos
Os aminoácidos são moléculas orgânicas que apresentam um carbono saturado, denominado carbono alfa, que realiza uma ligação com um átomo de hidrogênio, com um grupamento amino, com um grupamento ácido e com um radical orgânico qualquer, sendo esta última ligação a que distingue um aminoácido de outro.
Quando o mineral é aderido a aminoácidos por meio do processo de quelatização, há maior penetração na membrana cuticular, sugerindo que aminoácidos ligantes têm propriedades promotoras de permeabilidade, existindo grandes vantagens de utilizar um aminoácido que apresenta efeito quelatizante com o nutriente mineral, em vez de cátions livres.
Para a batata
As mudanças climáticas vão interagir com a agricultura em duas frentes principais: a demanda crescente de alimentos e o cenário de aquecimento global e alteração dos padrões de precipitação pluviométrica. Essas alterações climáticas vão afetar o desenvolvimento e a produtividade das lavouras.
Pesquisas mostram vários efeitos benéficos do acúmulo de prolina quando as plantas são submetidas a estresses abióticos e bióticos. O acúmulo de prolina nas plantas sob estresse pode ser decorrente da regulação osmótica e proteção da integridade celular.
Vantagens
No Brasil, a aplicação de aminoácidos nas culturas agrícolas ainda está iniciando, mas a literatura comenta vários resultados benéficos, dentre eles:
ðEstimular as respostas das plantas às doenças e estresses abióticos;
ðPromover o crescimento vegetal, pois contém macro e micronutrientes, carboidratos, aminoácidos e estimuladores de crescimento;
ðMelhorar alguns processos fisiológicos das plantas, como a absorção de nutrientes e a fotossíntese;
ðAumentar a atividade de síntese da fitoalexinacapsidiol e a peroxidases em plantas, o que favorece a resistência das plantas às doenças.
Manejo
O aminoácido deve ser aplicado de acordo com o estádio fenológico da cultura, mas iniciando na fase de vegetativa e finalizando no começo e meio da tuberização. A dosagem da aplicação do produto à base de aminoácidos pode variar em função do produto aplicado.
De maneira geral, as recomendações para a cultura da batata são baseadas em aplicações quinzenais, iniciando 15 dias após a emergência até o final da fase vegetativa, e algumas aplicações na fase produtiva da planta.
Custo
O custo da aplicação vai depender da marca do produto. O valor atual está em torno de R$ 100,00, e o custo da aplicação por hectare em torno de R$ 50,00.
Vantagens proporcionadas pelas aplicações do aminoácido na planta:
ð Favorece a divisão celular na planta;
ð Induz o crescimento das raízes;
ð Favorece o estabelecimento da cultura, melhora a sanidade das plantas, o que irá aumentar a produtividade, proporcionando maior lucro para os produtores.