24.6 C
Uberlândia
quarta-feira, maio 1, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiAminoácidos atuam na defesa do tomateiro

Aminoácidos atuam na defesa do tomateiro

Nilva Teresinha Teixeira

Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora do Curso de Engenharia Agronômica do Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal (UNIPINHAL)

nilvatteixeira@yahoo.com.br

Créditos Shutterstock
Créditos Shutterstock

Para as plantas os aminoácidos são fundamentais: formam as proteínas, que participam dos tecido se atuam como enzimas,são precursores de vitaminas, de hormônios, nucleotídeos, ácidos nucleicos e hormônios. Porém, os aminoácidos agem de outras maneiras nos vegetais e, por vezes, ativam o metabolismo das plantas.

O ácido aspártico, por exemplo, responde pela translocação do nitrogênio pelo floema (que distribui a seiva elaborada das folhas para os demais órgãos das plantas). O ácido glutâmico desempenha papel fundamental na eficiência do metabolismo do nitrogênio, pois é o primeiro composto formado na assimilação deste elemento, formando as amidas glutamina e asparagina.

A partir desses, o transporte para os diferentes órgãos da planta é sintetizado pela incorporação da amônia em compostos orgânicos, dando origem a vários aminoácidos, sendo aprincipal via de entrada de N mineral nos compostos orgânicos nas plantas.

Ação e reação

A arginina influi na fotossíntese e participa do crescimento e transporte dos nutrientes para flores, frutos e sementes. Já a alanina participa da formação e germinação do grão de pólen e a glicina é precursora da clorofila, participando, assim, da fotossíntese, além de ser quelante de metais.

O triptofano é precursor do hormônio de crescimento das plantas -a auxina ácido indolacético. A metioninaé o precursor do hormônio etileno, responsável pela maturação regular dos frutos.

A tirosina e a fenilanina são os precursores dos compostos fenólicos, como o ácido cinâmico, o ácido cumárico e flavonas, envolvidos com a defesa das plantas e dormência de sementes e, também da lignina na planta, que aumenta a resistência ao acamamento.

É de conhecimento bastante antigo que as plantas absorvem, via raízes, e parte aérea,substâncias minerais e pequenas moléculas orgânicas. Por exemplo, os vegetaispodem absorver o nitrogênio na forma mineral (nitrato, amônio, amônia, nitrito ” com destaque para a primeira forma) e, também, na forma de pequenas moléculas orgânicas ” como os aminoácidos.

Entretanto, ao extrair do solo o nitrogênio na forma mineral há a necessidade de transformá-lo em orgânico (em aminoácidos) com dispêndio de apreciável quantidade de energia. Quando se aplica aminoácidos na adubação economizam-se rotas metabólicas e, em consequência, energia e tais compostossão incorporados rapidamente nas vias metabólicas estimulando a síntese de proteínas.

Os aminoácidos estimulam a florada do tomateiro
Os aminoácidos estimulam a florada do tomateiro

Vantagens

Quando se acrescenta aminoácidos no processo produtivo pode-se melhorar a germinação de sementes – a vegetação, aflorada e a maturação dos frutos.Ainda, o seu uso reduz estresses causados por produtos fitossanitários e fertilizantes agrícolas, pois estimulam a síntese de proteínas formadoras de tecidos e enzimáticas, o que acelera novas brotações e enfolhamento das plantas.

O emprego exógeno dos aminoácidos pode aumentar a resistência às pragas e doenças. Observe-seque, conforme se referiu,os aminoácidos tirosina e fenilanina são os precursores dos compostos fenólicos como o ácido cinâmico, o ácido cumárico e flavonas, envolvidos com a defesa das plantas.

Além disso, os aminoácidos proporcionam redução dos compostos solúveis nas plantas, que são um dos responsáveis pela susceptibilidade das plantas às pragas e doenças.

Outro aspecto interessante é o efeito dos aminoácidos na absorção iônica:íons ligados aos aminoácidos têm o transporte pela membrana celular facilitado, com absorção mais rápida que quantidades equivalentes do íon na forma livre.

Veja o que a inclusão dos aminoácidos no cultivo de tomateiro pode proporcionar em relação à formação de mudas e produção.

 Aminoácidos reduzem a incidência de pragas e doenças
Aminoácidos reduzem a incidência de pragas e doenças

Ensaios

No UniPinhal, conduziu-se ensaio para estudar a influência de formulados comerciais contendo aminoácidos na formação de mudas de tomateiro cv Kombat cultivado em casa de vegetação.

O delineamento estatístico foi o inteiramente casualizado, com oito repetições e três tratamentos: controle, aplicação via solo (via “drench“)e aplicação via foliar (com volume de calda de 400 L.ha-1). Cada parcela constou de um vaso plástico de cinco litros de capacidade, contendo areia previamente lavada.

As mudas de tomateiro, com 20 dias de idade, foram transplantadas para o recipiente experimental e, em dias alternados, alimentadas com 250 ml de solução nutritiva contendo todos os nutrientes.

Foram três aplicações do produto (na dose de 1,5ml.L-1), via solo (“drench“) ou foliar:por ocasião da instalação do ensaio e 10 e 20 dias após.As avaliações foram: altura de plantas, comprimento de raízes e massa verde e seca, de raízes e parte aérea, aos 30 dias da implantação dos tratamentos.

As figuras 1, 2 e 3 mostram alguns dos resultados obtidos. Pode-se observar que a aplicação dos aminoácidos, nas épocas, doses e épocas consideradas no estudo, beneficiaram o desenvolvimento das raízes e da parte aérea.

Foto 04

Essa matéria completa você encontra na edição de março 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua para leitura integral.

ARTIGOS RELACIONADOS

Fosfito de potássio no controle de míldio da videira

Fabio Rossi Cavalcanti Engenheiro agrônomo, doutor e pesquisador da Embrapa Uva e Vinho fabio.cavalcanti@embrapa.br Vanessa Foresti Pereira Engenheiraagrônoma, doutora e coordenadora de pesquisa da Empresa Agroteste vanessaforesti@yahoo.com.br Pedro Martins Ribeiro...

Aminoácido garante vigor e desenvolvimento vegetativo da batata

Douglas José Marques Doutor e professor de Olericultura e Melhoramento Vegetal da Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS. douglas.marques@unifenas.br   A batata é uma fonte cada...

Visão computacional é usada para diagnosticar doenças no tomateiro

Um estudo desenvolvido pela Emater em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), a Universidade Federal de Goiás...

Quais os benefícios dos aminoácidos em repolho?

O repolho (Brassica oleracea var. capitata) é uma hortaliça herbácea, com folhas arredondadas e cerosas, formando uma cabeça compacta. Esta planta é originalmente de clima mais ameno, entretanto, ao longo do tempo, com o trabalho de melhoramento vegetal, foram obtidas cultivares adaptadas a temperaturas elevadas, possibilitando o plantio e a colheita em diferentes épocas e regiões do País.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!