20.6 C
Uberlândia
sábado, maio 25, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosAminoácidos: maior vigor às plantas de girassol

Aminoácidos: maior vigor às plantas de girassol

Descubra como a aplicação de aminoácidos pode mitigar os efeitos do estresse hídrico e aumentar o rendimento das plantações de girassol no Cerrado

Lucas Anjos de Souza
Doutor em Biologia Vegetal e professor – Instituto Federal Goiano
lucas.anjos@ifgoiano.edu.br
Silvio Luís de Carvallho
Doutorando em Agronomia – FEIS/UNESP
silvio33carvalho@yahoo.com.br
Fernando Cardoso Cordeiro
Mestrando em Bioenergia e Grãos – IF Goiano
fernando.cardoso@apmpbioenergia.com.br

Os aminoácidos são substâncias orgânicas que, em soluções aquosas, podem apresentar características ácidas ou básicas, devido à presença dos grupos funcionais que os compõem, a função carboxila (R-COOH – confere caráter ácido), enquanto a função amina (R-NH2 – confere caráter básico).

São, portanto, anfóteros, reagindo tanto em ácidos como em bases. Ainda, há o radical de cada aminoácido, cuja cadeia pode ser polar, apolar, aromática, ácida ou básica que influenciará em sua permeabilidade na membrana.

A permeabilidade das membranas do girassol é controlada, principalmente, pela composição dos ácidos graxos presentes. Há estudos que relatam que a aplicação de exógena de aminoácidos promove a alteração do pH do meio circundantes e, consequentemente, afeta a permeabilidade da membrana a diferentes moléculas. Assim, podem facilitar a entrada de alguns nutrientes.

Para o girassol

Os aminoácidos utilizados em lavoura girassol podem mitigar os efeitos dos estresses por déficit hídrico e alta temperatura. Nesse sentido, plantas mais bem nutridas apresentarão tetos produtivo melhor e, consequentemente, melhor rendimento ao produtor.

Vantagens dos aminoácidos + nutrientes

No Cerrado, geralmente o girassol é cultivado em segunda safra e, dessa maneira, está mais exposto a condições pouco favoráveis ao crescimento, como a restrição hídrica.

Nesse sentido, a utilização de aminoácidos juntamente com nutrientes representa um aporte adicional de nutrientes inorgânico e orgânico. O nutriente ligado ao aminoácido forma um complexo com maior capacidade de penetração, pois a velocidade prevista seria maior do que por simples difusão, havendo um aumento de permeabilidade pelo complexo, sendo consequentemente o nutriente absorvido mais rapidamente do que quando livre em solução.

Assim, quando as condições para crescimento são mais desafiadoras, o aporte adicional de nutrientes, em especial os aminoácidos, é incorporado ao metabolismo sem que a planta precise sintetizá-los.

Como consequência, há economia de energia e a planta pode investir a alocação de carbono para crescimento.

BOX

Resultados

A suplementação com aminoácidos, isoladamente ou complexados com outros nutrientes, é uma estratégia inteligente para aumentar a produtividade do girassol.

A maior parte dos estudos com uso de aminoácidos está concentrada em soja, os quais apresentam resultados positivos em produtividade e aumento de atividade de enzimas antioxidantes.

Nesse sentido, pode-se esperar respostas semelhantes em girassol, em especial devido às condições de crescimento mais desafiadoras, quando cultivado em segunda safra no cerrado.

ARTIGOS RELACIONADOS

Raízes pivotantes de girassol

O girassol (Helianthus annuus L.), é uma planta dicotiledônea de ciclo anual ...

Principais doenças do algodoeiro

As condições climáticas do Cerrado brasileiro são, de modo geral, favoráveis ao desenvolvimento de várias doenças que afetam a cultura do algodoeiro. Além disso, algumas práticas de cultivo podem favorecer, enquanto outras podem reduzir a ocorrência ou o dano de determinadas doenças.

Aminoácidos

No mundo atual existe uma demanda constante, especialmente em países em desenvolvimento ....

Soja tolerante à seca

As condições climáticas desfavoráveis desta safra de soja, com longo período de estiagem e temperaturas altas, causaram expressiva redução de produtividade, principalmente no Paraná, segundo maior produtor da oleaginosa no País.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!