20.6 C
Uberlândia
quarta-feira, maio 22, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesBerço da soja celebra centenário do cultivo no país

Berço da soja celebra centenário do cultivo no país

Foi em Santa Rosa (RS), cidade natal da Luft Logistics, que Albert Lehenbauer distribuiu sementes em 1924 para famílias locais. Após 100 anos, país é o maior produtor e exportador mundial

Divulgação/ Adobe Stock IA
Plantio de Soja

Santa Rosa (RS), considerada o “berço da soja” no país e cidade natal de empresas como a Luft Logistics, celebra este ano o centenário do cultivo da soja no Brasil. A história começa em 1924, quando Albert Lehenbauer, pastor norte-americano, distribuiu algumas sementes para famílias locais. Hoje, 100 anos depois, o Brasil é o maior produtor e exportador mundial. 

Como aconteceu

O cultivo da soja começou de forma tímida. Albert Lehenbauer não poderia saber que estava dando início a uma revolução agrícola. As famílias que receberam as sementes começaram a cultivar a soja em pequenas áreas, para consumo próprio. Albert doava quantidades de soja para a comunidade com uma regra, que metade da colheita fosse doada para os vizinhos plantarem e assim por diante. Como a soja se adaptava bem ao clima e ao solo da região, começaram a expandir o cultivo. 

Importância para a economia brasileira

A produção brasileira de soja, que se espalha atualmente por milhões de hectares, contribui significativamente para a economia do país, gerando milhares de empregos diretos e indiretos, além de ser fundamental para a balança comercial brasileira.

“A celebração do centenário do cultivo da soja é um marco importante para Santa Rosa e para todo o Brasil. É uma oportunidade para refletir sobre a importância do seu plantio para a economia do país e reconhecer o trabalho de todos aqueles que contribuíram para seu sucesso, desde Albert Lehenbauer até os agricultores e trabalhadores da indústria até os dias de hoje”, declara Luiz Alberto da Silva, Diretor de Negócios da Luft Logistics.

Fenasoja 2024

Um grande destaque da celebração do centenário do plantio da soja na cidade será a Feira Nacional da Soja (Fenasoja) 2024 (https://www.fenasoja.com.br/), que acontece na cidade de 17 a 26 de maio, com projeção de receber 350 mil visitantes e gerar R$ 2 bilhões de negócios. 

ARTIGOS RELACIONADOS

São Paulo sedia pela primeira vez a Abertura Nacional do Plantio da Soja

Evento faz parte do Projeto Soja Brasil, iniciativa do Canal Rural em parceria com Aprosoja Brasil. Será na quinta, dia 22.

TMG integra Congresso Brasileiro de Soja em 2022

Empresa estará presente no evento para apresentação de novo portifólio de sementes

Corteva Agriscience premia ganhadores do concurso Colheita Farta Safra 21/22 que atingiram alta produtividade de soja

Iniciativa conta com a auditoria do Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja do CESB e estimula o incremento da produção da oleaginosa em todo o Brasil

Mais produtividade e lucro na soja

O adubo biológico produzido com Microgeo® é o único que restabelece o microbioma do solo independente da cultura e do manejo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!